29/01/2017

Presidente do Conseg fala sobre desafios da Segurança em Holambra

Antônio Giron pede maior participação da população em reuniões do Conselho

Leonardo Saimon

Holambra contou com a primeira reunião do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) na última semana. Um dos objetivos desses encontros se refere ao engajamento da população, que pode dar novas sugestões e gerar questionamentos referentes as ações policiais.

A Polícia Militar (PM), durante a reunião, anunciou algumas novidades, entre elas a mudança da sede. Além disso, os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da PM de Holambra divulgaram um balanço nos números de ocorrências. Os agentes também pontuaram a intensificação das ações durante o ano de 2015 e ampliação do efetivo do policiamento da cidade. O resultado, segundo eles, foi a nulidade da taxa de homicídio em 2016, ou seja, o índice chegou a zero.

Nesta semana, o Portal Holambrense conversou com o presidente do Conseg Antônio Giron. Dessa forma, o também comandante da GCM comentou sobre as ações que têm sido desenvolvidas na cidade e convidou a população para que participe mais das reuniões do Conselho. O próximo encontro deve acontecer em fevereiro com data ainda a definir.

Diretor conseg 1-1485433322

Giron, além de presidente do Conseg você atua em outra área? Além de presidente do Conseg, onde atuo há algum tempo, também sou o atual Comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Holambra e estudante do quarto ano do curso de Direito.

Você é natural de Holambra? Não. Sou natural de Amparo (SP) e moro em Holambra desde 2008.

Qual é o papel do Conseg no município? O conselho cumpre o importante papel de propor ações e de intermediar de forma eficiente os questionamentos e sugestões dos cidadãos junto às autoridades competentes. Por isso, a gente promove encontros. Porque este é o momento em que o cidadão pode contribuir e falar diretamente com as autoridades local. Nesses encontros, a gente conta com a presença da delegada, que por ter muitas atribuições, às vezes acaba não conseguindo conversar com o cidadão na Delegacia. Mas, no Conselho Comunitário, o morador consegue ter acesso à ela, por exemplo.


“O maior desafio é promover o engajamento da população”


Há quanto tempo você está à frente deste conselho? Estou à frente da diretoria do Conseg, como presidente, há cerca de quatro anos.

Quais são suas atribuições como presidente? Como presidente, tenho as atribuições de organizar as atividades, promover reuniões, mobilizar as pessoas e manter diálogo permanente com a sociedade e as autoridades civis e militares da cidade.

Quais são os maiores desafios que o Conselho enfrenta em Holambra? O maior desafio é promover o engajamento da população, fazer com que ela participe das reuniões, traga sugestões, se envolva em ações preventivas e importantes como o Vizinhança Solidária.

Com qual frequência o Conselho se reúne no município? Todos os meses.

De que forma você vê participação da população nas discussões de segurança? A participação, infelizmente, ainda é baixa. Pouco expressiva. Há uma cobrança forte por segurança, mas a participação efetiva das pessoas ainda é discreta.

Diretor de segurança 2-1485434044

Giron, qual tipo de ocorrência mais preocupa Holambra? Holambra é uma cidade diferenciada, que conta com patrulhamentos ostensivos realizados pela Guarda Municipal e Polícia Militar. As forças de segurança trabalham juntas para atender a população. Toda ocorrência preocupa e demanda atenção. Mas o trabalho conjunto é muito importante.

Como você avalia a Segurança no município? Por que? Podemos dizer que Holambra é uma cidade segura, felizmente. O baixo número de ocorrências e práticas ilícitas na cidade e baixo se comparado com outros municípios da região. Isso é resultado do bom trabalho realizado pelas forças locais de segurança.


“O Conseg cumpre o papel de propor ações e de intermediar os questionamentos dos cidadãos”


No ano passado, Holambra foi considerada uma das cidades mais seguras do país. Por que você acredita que o município ostenta este título? Pelo trabalho conjunto e pelos investimentos que foram muitos nos últimos anos. O Governo Municipal entende a importância do trabalho e oferece todo apoio necessário. O efetivo aumentou, o diálogo com as forças policiais aumentou, passamos a contar com o monitoramento. Esse incentivo e essas ações ajudam, fazem a diferença.

Quais pontos você acredita ser preciso melhorar na área da Segurança no município? Sempre há espaço pra melhorias, mas nosso município trabalha unido em todas as frentes agindo de forma a inibir a criminalidade. Queremos, enquanto agentes de segurança, que Holambra mantenha essa posição de destaque e que melhore sempre mais nas ações de proteção ao cidadão.

Diretor de Segurança 3-1485434176

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.