18/12/2016

Presidente da Câmara de Holambra fala sobre cenário político do município

Em entrevista ao Portal Holambrense, Petrus Weel faz análise de sua atuação na politica

Texto: Leonardo Saimon/ Fotos: Diego Faria

petrus-2-1481547544

Ele foi o primeiro vice-prefeito de Holambra e viu na política um forma de fazer mais pelo país que o acolheu. Petrus Weel tem trilhado este caminho há 22 anos e acredita ter feito um bom trabalho. Presidente da Câmara Municipal de Holambra, Petrus optou por não se lançar como vereador nos próximos quatro anos, mas diz que ainda deve continuar na política.

O parlamentar deve atuar de maneira mais estreita à Prefeitura no próximo ano e, por isso, não deve acompanhar com tanta veemência a Casa que hoje está à frente.  Petrus não quis comentar sobre as discussões acaloradas em torno da rejeição da Lei Orgânica Municipal (LOM), a qual foi favorável e defendeu arduamente nas últimas sessões. Contudo, durante entrevista, o vereador fala sobre qual, segundo ele, é o maior problema de Holambra e comenta sobre o cenário das eleições deste ano em Holambra.


“Eu adotei o Brasil como minha segunda pátria e, portanto, quis contribuir com ela”


Petrus, você fez parte de importantes conquistas para Holambra. Cite algumas delas. Iniciei minha atuação política em 1993, quando fui eleito vice-prefeito e diretor de Obras na Prefeitura. Aquela foi a primeira administração política na história do município. Neste período, colaborei com a criação dos bairros sociais Flamboyant e Ipê, contribui na implantação dos ônibus gratuitos para a zona rural, instalação de ciclovias, asfaltamento das ruas urbanas e estradas do Fundão. Também trabalhei para melhorar diversas outras estradas rurais através de recapeamento das vias e construção de bacias de reserva para águas das chuvas. Sempre procurei facilitar o diálogo saudável entre os três poderes, principalmente entre a Prefeitura e a Câmara Municipal, a fim de garantir a proatividade e parceria entre estes no desenvolvimento do município. Com tudo isso, me sinto realizado como colaborador no crescimento e melhoramento de nossa querida Holambra.

Você nunca teve pretensões de se candidatar a Prefeito? Não. Acredito que não tenho estudo suficiente para assumir esse cargo. Embora eu tenha atuado bastante na política do município e tenha sido vice, não tenho pretensões em assumir o Executivo.

O que levou você há atuar na política? Através da política senti que era a maneira de retribuir à comunidade e ao país que me acolheu tão bem. Eu adotei o Brasil como minha segunda pátria e, portanto, quis contribuir com ela.

petrus-1-1481547571

Por que você não se candidatou nestas eleições? Há dois anos, o Dr Fernando me convidou para atuar na área de planejamento da Prefeitura; porém naquele momento eu estava em minha função de Presidente da Câmara e, portanto, objetivei finalizar minhas atribuições no Legislativo para então aceitar o convite. Porém, tive uma atuação juntamente com o Prefeito em sua recandidatura, sendo que acompanhei e promovi as propostas de governo dele através de ideais e críticas construtivas, para contribuir com o desenvolvimento da cidade de forma indireta.

Com vasta experiência na política de Holambra, como você observa o cenário das eleições de 2016 no município? O resultado das eleições demonstram que o povo de Holambra aprovou os quatro anos de trabalho do Dr Fernando e da Câmara, uma vez que o Prefeito e diversos vereadores foram reeleitos. Os próximos quatro anos podem ser melhores para a cidade, uma vez que a gestão atual passou pelo desafio de reconstruir o município, reestruturar a Prefeitura e reduzir uma dívida pública herdada da administração anterior (2009-2012).


“Sempre procurei facilitar o diálogo saudável entre os três poderes”


Como você avalia a atuação dos atuais vereadores de Holambra? Os atuais vereadores fizeram sua parte em suas atribuições legislativas, sendo que houve um trabalho proativo para aprovar quase todos os projetos propostos. Através de avaliações minuciosas, propostas de melhorias, críticas construtivas e às vezes devolvendo projetos, os vereadores contribuíram positivamente com o município. Só o projeto de Lei 014/2014 de convênio com a Associação dos Engenheiros e o processo 040 da Lei Orgânica não passaram por motivos políticos diferentes de alguns vereadores.

petrus-3-1481547600

Qual o setor que necessita de atenção especial em Holambra? Um setor que necessita atenção especial e constante é o Social, pois considero que ainda há possibilidades da Prefeitura compartilhar o sucesso do município com cada cidadão, atendendo suas necessidades por habitação digna, educação, saúde de qualidade e emprego.

Qual o melhor candidato a presidência da Câmara dos Vereadores na sua opinião? Eu considero que tem alguns vereadores com a capacidade de assumir o cargo de Presidente da Câmara. Somente a eleição entre eles pode definir quem será o mais estratégico e que detém o apoio da maioria, algo muito importante para que o mesmo desempenhe sua função com sucesso.

Como você vê a falta de vereadores de oposição na Câmara? Minha visão é de que não é necessário ser de oposição para poder criticar ou indicar mudanças na gestão pública da Prefeitura. Minha experiência é de que a parceria e abertura da exposição de opiniões são de muito mais valia para o sucesso do município. É exatamente através da expressão de minhas críticas ao longo destes anos que eu contribuí com a Prefeitura, independentemente de ser formalmente definido como “de oposição”.


“Um setor que necessita atenção especial e constante é o Social”


Você pretende acompanhar a Câmara mesmo não sendo mais vereador? Mesmo sem estar em cargo público, por 12 anos (2001-2012) acompanhei praticamente todas as sessões da Câmara como munícipe. Entretanto, se eu assumir alguma função na Prefeitura isto pode ser diferente.

Apesar de ser da base aliada, muitas das indicações feitas pelos vereadores da Câmara não são atendidas pelo Executivo. Você acredita ser isso um problema? É compreensível que os vereadores queiram atender a todos os anseios dos munícipes, porém somente a Prefeitura tem poder de verificar a exequibilidade dos mesmos.

petrus-4-1481547625


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.