22/01/2018

Policlínica oferece atendimento psicológico em Holambra

JANEIRO BRANCO: saiba como prevenir e tratar doenças mentais

Da redação 

Além da Hanseníase, doença amplamente discutida neste mês através da campanha Janeiro Roxo, as doenças mentais também entram em foco por meio de outra campanha: Janeiro Branco. Em pauta, são discutidas diversas maneiras de diagnosticar, tratar e curar estas patologias, que muitas vezes não são tratadas como doença.

O objetivo colocar os temas da Saúde Mental em máxima evidência no mundo em nome da prevenção ao adoecimento emocional da humanidade. Segundo o site oficial, a campanha se dedica a mostrar às pessoas – e à sociedade – que os seres humanos são seres de conteúdos psicológicos e subjetivos. Que suas vidas, necessariamente, são estruturadas em torno de questões mentais, sentimentais, emocionais, relacionais e comportamentais, sendo, portanto, imperioso e necessário, que a subjetividade humana possua lugar de destaque em nossa cultura e em nossos cotidianos, sob pena de sermos vítimas de nós mesmos e de quem despreza as próprias necessidades psicológicas e as necessidades psicológicas alheias.

Como objetivos pontuais da campanha, o próprio site oficial lista os principais:

Fazer do mês de janeiro o marco temporal estratégico para que todas as pessoas e instituições sociais do mundo reflitam, debatam, conheçam, planejem e efetivem ações em prol da Saúde Mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos e das próprias instituições; chamar a atenção de todo o mundo para os temas da Saúde Mental e da Saúde Emocional nas vidas das pessoas; aproveitar a simbologia do início de todo ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas, dos seus relacionamentos e do que andam fazendo para investirem e garantirem Saúde Mental e Saúde Emocional em suas vidas e nas vidas de todos ao seu redor; chamar a atenção das mídias e das instituições sociais, públicas e privadas, para a importância da promoção da Saúde Mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos; contribuir, decisivamente, para a construção, o fortalecimento e a disseminação de uma “cultura da Saúde Mental” que favoreça, estimule e garanta a efetiva elaboração de políticas públicas em benefício da Saúde Mental dos indivíduos e das instituições.

Em Holambra, a Policlínica Municipal oferece tratamento psicológico e psiquiátrico. Por meio do departamento de Saúde, a Prefeitura afirmou que o local está preparado para prestar assistência aos moradores que eventualmente sejam acometidos por essas ou outras enfermidades. Folhetos e cartazes que explicam detalhes importantes sobre as doenças mentais também estão disponíveis aos cidadãos no local.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.