29/08/2017

Pastoral da Criança de Holambra busca voluntários para expandir atuação

Com 14 anos de atuação no município, entidade visa atender duas novas comunidades até o final do ano

Da redação

A Pastoral da Criança de Holambra, presente no município há 14 anos, passa por uma etapa de expansão nas comunidades onde atua. A entidade é ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e existe há 35 anos no Brasil.

Em Holambra, a Pastoral atente quatro comunidades espalhadas pelo município, mas, segundo a coordenação, duas novas comunidades poderão contar com a ajuda da instituição até o final deste ano.

Valter Francisco Hulshof é coordenador da Patoral da Criança de Holambra desde que a entidade iniciou suas atividades na ‘Cidade das Flores’, em 2003. Segundo ele, o principal desafio é aumentar o quadro de voluntários para liderar o trabalho feito nas comunidades onde a organização atua. “Sem dúvidas este é o principal desafio. Temos muita alegria em cuidar das crianças da cidade e em fazer o devido acompanhamento, mas sou 100% dependente dos voluntários. Sem eles, não existe Pastoral da Criança”, confessa.

Coordenador incentiva aumento do número de voluntários

A Pastoral da Criança de Holambra atua em quatro comunidades no município, sendo elas a do Novo Florecer, no bairro Fundão; Pinhalzinho, Ipê e Vila Nova, no bairro Imigrantes. A partir de novembro, as comunidades Palmeiras e Bairrinho passarão a integrar o campo de atuação da entidade.

“É uma fase positiva para a Pastoral, sempre é bom retomar as atividades em novas comunidades. Já teve época em que trabalhávamos com 12, mas a falta de voluntários impossibilita uma maior expansão”, comenta Hulshof.

Ainda segundo o coordenador, todos são bem-vindos para ajudar nas atividades da organização. Uma capacitação com carga-horária de 50 horas é realizada com cada um dos voluntários, a fim de preparar os encarregados para as diversas frentes de trabalho realizadas. “Talvez alguns achem que é muita coisa, mas a capacitação é fundamental e todos são capazes de fazer. Nossos melhores voluntários não são aqueles mais letrados e acadêmicos, mas sim os mais esforçados”, comenta o coordenador.

Voluntários podem se tornar líderes da Pastoral da Criança após curso de capacitação

Pastoral da Criança

A Pastoral da Criança foi fundada em 1983, na cidade de Florestópolis (PR) pela médica sanitarista e pediatra Zilda Arns Neumann e pelo então Arcebispo de Londrina (PR), agora cardeal emérito, Dom Geraldo Majella Agnelo. A pastoral hoje está presente em todos os estados brasileiros e em outros 11 países da África, Ásia, América Latina e Caribe.

Os líderes das pastorais orientam as gestantes sobre a importância do pré-natal, de um parto de qualidade, do alojamento conjunto e do aleitamento materno. Orientam também sobre os direitos e deveres, os cuidados na gravidez, alimentação, higiene e vacinação. Além disso, os voluntários prestam apoio psicológico e melhoria da autoestima às gestantes.

Os líderes são preparados para orientar as mães, pais e familiares a acompanhar e cuidar do desenvolvimento das crianças em cada etapa da vida. Orientam sobre os direitos, o desenvolvimento e aprendizagem da criança, os sinais de risco para a saúde e dão informações para a prevenção e tratamento da diarreia e de infecções respiratórias. Realizam também avaliação nutricional, orientação sobre higiene, saúde bucal e imunização.

Pastoral da Criança de Holambra

Telefones: Kátia – (19) 9 9462-5282; Valter – (19) 9 9121-9890; Paróquia – (19) 3802 1213

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.