27/04/2018

Participantes da Oficina de Teatro visitam Museu Histórico de Holambra

Alunos vão realizar espetáculo no local

Participantes da Oficina de Introdução ao Teatro, oferecida gratuitamente pela Prefeitura, estiveram nesta terça-feira, em 24 de abril, no Museu Histórico e Cultural de Holambra. A visita faz parte do processo de pesquisa para a montagem de um espetáculo que será produzido durante as aulas e apresentado no mês de novembro.

Além de passearem pelo local, eles tiveram a oportunidade de conversar com Jan Eltink, holandês que veio para o Brasil em 1953, aos 11 anos de idade. Ele falou sobre os 20 dias de viagem, da dificuldade para se comunicar quando chegou, da adaptação em relação à comida e ainda ensinou algumas palavras em sua língua materna. Muito atentos às explicações, os jovens e crianças se divertiram com as histórias e fizeram várias perguntas.

Gabriel Tomaz Marzola, de 10 anos, se colocou na posição de Jan ao chegar em um outro país: “Ia ser estranho”, avaliou. Para Vitória Avólio, de 9 anos, o que chamou a atenção no que ouviu foi a diferença de culturas. “Ele se sentiu um ET, já que as pessoas ficavam perguntando coisas para ele”, disse. Opinião compartilhada por Carlos Alberto de Oliveira Filho, de 10 anos: “Ele foi na escola e quando ele chegou lá todo mundo começou a tocar nele, porque ele vinha da Holanda, então ele era diferente”.

De acordo com a professora de teatro Elaine Queiróz, depois de terem acesso às memórias, os alunos vão falar sobre o que conheceram e ouviram e vão debater de que maneira tudo isso pode se transformar em cenas. A partir daí será feito o roteiro da peça, que contará também com a participação dos adultos que frequentam a oficina no período noturno. “É um projeto-piloto de construção cênica. Os alunos vão fazer parte de todo o processo: pesquisa, criação das cenas, atuação e produção”, disse. “Eu gosto muito de trabalhar história. É a nossa identidade”.

A aluna Bianca Fernandes, de 13 anos, aprovou a atividade e já imagina algumas cenas: “Montando as casas de pau a pique, chegando aqui no Brasil, como eles fizeram pra se comunicar, seria uma parte engraçada isso”, conta.

Inscrições para oficinas culturais
A Oficina de Introdução ao Teatro ainda tem vagas para participantes adultos. Inscrições abertas também aos interessados em aprender a tocar viola caipira. Para garantir a participação é preciso ir pessoalmente até a Biblioteca Municipal, que fica na Rua Solidagos, 42, no Jardim Morada das Flores, com o Cartão Cidadão. Menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. As vagas são limitadas.

“As oficinas são grandes oportunidades de desenvolver habilidades e revelar talentos. Para participar, basta ter interesse para desenvolver a atividade”, explicou a diretora municipal de Turismo e Cultura, Alessandra Caratti.

Confira a programação das oficinas:

Oficina de viola caipira
Quinta-feira, das 19h às 21h (Nível iniciante)
Pré-requisitos: Ter mais de 10 anos
Local das aulas: Centro de Cultura e Eventos

Oficina de Introdução ao Teatro
Terça-feira, das 19h às 21h30 (16 a 50 anos)
Local das aulas: Centro de Cultura e Eventos

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.