30/07/2017

Organizador do Trekker Trek comenta as novidades do evento em 2017

Torneio terá nova categoria de tratores e alterações no regulamento

Da redação

A 24ª edição do Trekker Trek em Holambra deve reunir 3 mil pessoas nos dias 29 e 30 de julho. O evento tradicional da cidade terá início às 9 horas e será realizado no Centro Esportivo Tubantia, localizado na rodovia Prefeito Aziz Lian, SP 107, km 35. Para falar mais sobre as novidades da competição em 2017, o Portal Holambrense conversou com o engenheiro agrônomo Marcos Guilherme Eltink, organizador e membro da Associação Brasileira de Trekker Trek (ABTT).

Segundo Eltink, que participa do evento desde os 18 anos e há 15 ajuda na realização do mesmo, a principal novidade em 2017 é a criação de uma nova categoria: a Pro Stock. A medida deve deixar o torneio ainda mais competitivo e vai garantir disputas mais equilibradas nos dois dias de Trekker Trek.

Ainda de acordo com Eltink, o regulamento passou por uma série de modificações este ano, e todos os pilotos devem se adequar às normas para poder participar da competição. De acordo com o organizador, isso visa a segurança dos participantes, já que a competição tem crescido e se tornado mais acirrada a cada ano. Além disso, o engenheiro afirma que a ideia da ABTT é organizar um circuito de torneios em breve.

Confira a entrevista na íntegra:

eltinktrekkertrek (1)-1500574943

Quais as novidades do Trekker Trek para este ano? Este ano nós acrescentamos a categoria Pro Stock, que é composta de tratores agrícolas já especiais. Essa categoria, na verdade, já existia, mas competia dentro da categoria Agrícola, que é a categoria de entrada no Trekker Trek. Os competidores da Agrícola pegam os tratores que usam no campo, fazem apenas alguns ajustes, e participam da competição. Mas os tratores da Pro Stock são aqueles que já passaram por um pouco mais de modificações. A gente tentou, então, equilibrar de novo a categoria Agrícola, criando a Pro Stock, que será formada por competidores que estão um nível acima dos iniciantes, mas que ainda não estão preparados para competira na categoria Especial. Eles estão no meio do caminho.

Quantas pessoas são esperadas para o evento? De público, em torno de três mil pessoas, que é o nosso público cativo. A gente trabalha sempre com essa estimativa, até porque a capacidade do recinto e de 3,5 mil pessoas, e priorizamos a segurança delas. Agora, de competidores, esperamos cerca de 15 tratores na categoria Especial. Na Pro Stock ainda não temos uma estimativa, por causa de alguns ajustes do regulamento que precisaram ser feitos. E na Agrícola também não sabemos dizer com certeza, porque tem muita gente que vem só na hora do evento, não faz uma inscrição prévia.

eltinktrekkertrek (3)-1500574948

Por que o evento atrai tanta gente e fez tanto sucesso ao longo dessas 24 edições? Acredito que seja porque é um esporte diferente. Em nossa região, esse tipo de evento só acontece em Holambra, e para as pessoas que gostam de esportes a motor é uma atração diferente. Mas você vê que o público do evento é realmente cativo, é aquele que vem em vários anos e são ligados a esportes motorizados. E a maioria vem de um raio de 100 km de distância, mas há pessoas que saem do Paraná para assistir e participar da competição.

Existe algum circuito de provas ou campeonato oficial que integra todas essas cidades em que o esporte é praticado? Nós tivemos um campeonato há uns anos atrás, que eram de cinco a seis edições, mas isso foi se extinguindo aos poucos. E, cada vez mais, pelos custos de montagem, o evento foi diminuindo, e agora nós só temos o pessoal no Paraná e de Holambra. Mas a ideia é montar um circuito novamente.

eltinktrekkertrek (4)-1500574951

Como é organizar um evento do porte do Trekker Trek? Quais os principais desafios? Em nosso evento, a parte burocrática é realmente muito complicada. São muitos alvarás, licenças, e isso demanda muitas horas de trabalho. Então a organização do evento começa já no ano anterior. E, faltando dois meses para a competição, eu me envolvo muito mais, fico bastante focado. E isso sem falar no preparo do meu próprio trator, já que, além, de organizar, eu também participo das provas.

Quais os requisitos para participar da competição? Primeiramente, o competidor deve ser associado à ABTT. Depois, o equipamento dele todo tem que passar por uma vistoria e atender as regras de segurança. Nós temos um manual completo de especificações de seguranças que o competidor deve seguir ao montar o trator dele. Esse ano teve várias mudanças nas regras da competição, tudo visando a segurança.

eltinktrekkertrek (7)-1500575165

E o que o público pode esperar do evento neste ano? Vamos ter novas equipes, pelo menos três novos times na competição. E temos várias equipes motivadas, querendo entrar e superar os tratores tradicionais. Então eu creio que vamos ter uma competição bastante animada neste ano, será um torneio muito competitivo, especialmente por causa da geração nova que está entrando. Além dos tratores tradicionais que mudaram de dono e estão como novos pilotos. Devemos ter algumas surpresas.

…………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.