15/08/2016

‘O Nobre Deputado’ e a corrupção no cenário político brasileiro

Escrito por um dos articuladores da Lei da Ficha Limpa, livro mostra que de limpo nada há na “politicagem” brasileira

Em vista dos “bombardeios” nos noticiários a respeito do cenário político brasileiro e, também, do ano de eleições municipais, ‘O Nobre Deputado – Relato chocante (e verdadeiro) de como nasce, cresce e se perpetua um corrupto na política brasileira’ pode ser um bom livro de cabeceira para começar a conhecer corretamente as artimanhas do cenário político brasileiro.

CongressoNacional-1471273473

O que espanta o leitor é que dificilmente exista um político sem envolvimento com corrupção no Brasil. Troca de favores, desvio de dinheiro, venda e compra de votos, ameaças de sequestro e morte; esses são apenas alguns fatos que induzem políticos à corrupção e que, acredite se quiser, são mais comuns do que parecem. A obra foi escrita pelo juiz de Direito Ma’rlon Reis –  um dos articuladores do projeto popular que resultou na Lei da Ficha Limpa.

O autor conseguiu, durante todo o livro, não ferir o anonimato dos deputados entrevistados, nem mesmo tecer críticas sobre partidos específicos. São assombrosos os relatos recolhidos e demonstrados no livro. Qualquer brasileiro consegue formular uma simples visão de como funciona a politicagem e falcatruas. É quebrando expectativas que ‘O Nobre Deputado’ mostra os jogos de interesse, os quais atendem egos diferentes, movimentando muito, muito dinheiro. Nem mesmo cidadãos saem impunes deste caos, pois muitos deles são participantes de esquemas “sujos” que movimentam milhões.

Plenário do Senado durante sessão deliberativa ordinária. Mesa: senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO); presidente do Senado Federal, senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Foto: Ana Volpe/Agência Senado

Trata-se, também, de uma leitura muito interessante, pois descontrói a ideia de que a política vem para o bem do povo, uma vez que muitos dos políticos que atuam em seus mandatos nunca foram eleitos democraticamente. Escrever esse livro foi algo desafiador, mas necessário, pois a protagonista principal é a verdadeira face política brasileira. Além disso, escrever essa obra é mostrar que as denúncias que aparecem aos montes no espaço da mídia são apenas “a ponta do iceberg”.

Print

************************************************************

10273231_10201025254673327_5337772269456958905_o

Verônica Lazzeroni Del Cet é estudante de Letras na Unicamp


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.