13/04/2017

Novo diretor de Segurança fala sobre prioridades para Holambra

Carlos de Oliveira Guandalim pretende ampliar interação entre agentes e morador

Leonardo Saimon

O tenente-coronel aposentado da Polícia Militar (PM), Carlos de Oliveira Guandalim, foi oficializado na última terça-feira (4) como o novo diretor de Segurança, Trânsito e Defesa Civil de Holambra. Ele assume à pasta depois que o agente Claudenir Chichem deixou o cargo. A Prefeitura comentou que a decisão teve “caráter administrativo”. Ao Portal Holambrense, Guandalim falou sobre prioridades e desafios do departamento.

Com mais de 30 anos de serviços prestados, o tenente-coronel é mestre em Ciências Policiais de Segurança Pública e Ordem Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB), instituto responsável pela formação da PM a nível superior.

Guandalim 1-1492090301

O coronel Guandalim sempre trabalhou na área operacional da PM de vários batalhões territoriais na capital paulista. Em 1995, veio para a região de Campinas. Em seguida, já na função de capitão do 26º batalhão, foi comandar a cidade de Itapira (SP). Depois foi elevado à função de major e continuou na região, que engloba a cidade de Holambra, nas atividades de coordenador operacional e sub-comandante do batalhão.

“O convite foi formalmente feito pelo prefeito há alguns dias antes de assumir a direção. Eu fiquei contente duas vezes. A primeira vez por ser lembrado e a segunda por poder atuar junto à cidade”, explicou o novo diretor. Guandalim explica que o convite foi inesperado, mas que não hesitou em aceitar.

Guandalim 2-1492090361

Interação

Uma das prioridades nesta nova gestão será de provocar maior interação entre agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) e moradores. “Uma das proposta é colocar os guardas para andar. Eles fazem as rondas nas viaturas à dez quilômetros por hora, mas às vezes não há uma interação entre o munícipe e o agente. Se eles andarem, será possível criar esta interação”, reforçou o ex-policial.

O diretor, que há nove anos reside no município, asseverou que Holambra é segura e disse que ações de criminosos como as que aconteceram recentemente no município são “situações pontuais”. Para reforçar a Segurança no município, Guandalim anunciou a vinda de recursos oriundos da Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp) para a compra de duas viaturas.

Guandalim 3-1492090509

Guandalim elenca também os desafios da pasta a curto e médio prazo. “A curto prazo é implantar este policiamento à pé em áreas comerciais. E a médio prazo, o desafio está em implantar câmeras de segurança em todos os prédios públicos cujo o monitoramento esteja sob o cuidado da guarda”, pontuou. Este segundo processo, segundo ele, já está em andamento.

Holambra dispõe, atualmente, de cinco viaturas para a GCM, duas para a Defesa Civil e uma para o trânsito. Além disso, o município também conta com 33 guardas efetivos, dois agentes de trânsito e dois para a Defesa Civil.

Leia também: 

Chichem deixa Departamento de Segurança em Holambra

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.