13/10/2016

Mulheres cobram exame de mamografia em Holambra

Discussão sobre câncer de mama ganha fôlego durante mês de outubro.

Leonardo Saimon

De janeiro a agosto de 2016, cerca de 357 mulheres de Holambra realizaram exame de mamografia. Esse número, no entanto, poderia ser maior se Holambra oferecesse o exame na própria cidade – o que não acontece. A holambrense Vera Lúcia Antônio, de 51 anos, por exemplo, conta que há quase dois anos não faz o exame. “Eu fiz o exame lá em Bragança Paulista. Mas faz quase dois anos que não faço. Se tivesse o exame aqui, eu faria com mais frequência”, desabafa Vera.

O grupo que compreende pessoas dos 50 aos 69 anos, a qual Vera faz parte, deve ser prioridade na realização do exame preventivo, segundo orienta a Organização Mundial de Saúde (OMS), que por meio de estudos, comprovam maior incidência da doença e maior eficiência do exame. Na idade dela, o tecido mamário é substituído pela gordura e por isso a visualização de um possível tumor se torna mais claro.

interna-1-1476203200

Vera Lúcia Antônio diz que faria o exame com mais frequência caso o município dispusesse do serviço. 

Embora algumas cidades mais próximas disponha do serviço, as holambrenses são levadas para cidades como Bragança Paulista, Valinhos ou Atibaia. Lá, elas perdem o dia porque só podem voltar quando todas realizam a consulta. “Eu vim de São Paulo e lá tem muitos exames de graça. Eu já fiz exames de mamografia, mas nenhum aqui”, conta a aposentada Aners Ducatti, de 94 anos que lembra das facilidades em realizar mamografia na capital.

Já atendente de caixa, Laís Fracatto, reclama não só da falta de um mamógrafo como também a demora para conseguir atendimento. “O problema também é a demora. Porque as vezes a gente vem procurar o serviço aqui e manda para outros lugares. Nunca tem vaga. Existem pessoas que precisam na hora, mas entram para a fila de espera. Acredito que esta deva ser uma preocupação do prefeito ou do diretor de Saúde”, comenta Laís.

O Portal Holambrense entrou em contato com a Prefeitura para que comentasse sobre o assunto, mas até o fechamento desta reportagem a nossa equipe não obteve nenhum retorno.

interna-2-1476203499

Outubro Rosa

O movimento mundial Outubro Rosa começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. O Outubro Rosa visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.