17/08/2017

Mostra de Paisagismo da Expoflora deve atrair 300 mil visitantes

Exposição conta com 19 ambientes que integram funcionalidade e decoração

Da redação

Há oito dias da abertura do maior acontecimento do ano, Holambra já respira Expoflora. Um dos maiores destaques do evento, a Mostra de Paisagismo reunirá, na edição deste ano, 19 ambientes idealizados por diversos paisagistas, arquitetos, decoradores e designers de interiores da região. As propostas possuem temas variados, mas em quase todas é possível perceber o destaque dado a materiais reutilizáveis, enfatizando o caráter sustentável.

Os ambientes expostos têm o objetivo de exemplificar os diferentes trabalhos que podem ser realizados dentro de uma residência, indo desde elaborados jardins até uma simples garagem: tudo milimetricamente calculado, aliando conforto, ergonomia e natureza. A mostra deve atrair cerca de 300 mil visitantes durante a Expoflora, que chega este ano a sua 36ª edição.

Karina Taccola é arquiteta e coordenadora da Mostra de Paisagismo da Expoflora, além de ser responsável por três dos 19 ambientes expostos este ano. “Nosso objetivo maior é reproduzir realmente os espaços de uma casa, para que o visitante possa apreciar cada cantinho e levar isso para a casa dele, levar um pedaço da mostra com ele. São coisas totalmente fáceis de se reproduzir, por isso aconselhamos todos a virem para e desfrutarem da mostra”, convida.

Em um dos ambientes elaborados por Karina, a arquiteta explica a tendência do homem no jardim, espaço estigmatizado como local exclusivamente feminino.

“A intenção era trazer um pouco do homem para perto do jardim. Nós temos muito essa ideia do jardim como um ambiente feminino e eu quis mudar isso, trazer o homem para . Fazer do jardim um local onde o homem pode estar com o seu carro antigo, jogar uma sinuca, trazer amigos para tomar uma cerveja. As plantas escolhidas para este tipo de jardim não precisam de manutenção, ou seja, o homem não precisa se irritar por ter que cuidar ou tomar conta das plantas o tempo todo. São plantas bem perenes mesmo, para o homem poder curtir e desfrutar deste espaço”, detalha o projeto.

A arquiteta lighting designer Daniela Vieira participa pela segunda vez da mostra e conta que, para este ano, sua ideia foi destacar a interação dos jardins com o ambiente da varanda. “A ideia aqui é valorizar a simplicidade e a beleza de materiais rústicos, a beleza das plantas e fazer dois jardins muito integrados a um ambiente central que é a varanda. Um deles de plantas aromáticas e ervas, e o outro mais contemplativo, com plantas suspensas. Tudo isso dá uma leveza a mais ao ambiente”, explica.

O nogueirense Allan Oliveira trouxe duas atrações à Mostra de Paisagismo. Na primeira, a interação de um escritório com elementos da natureza, sempre evocando a reutilização de materiais e a sustentabilidade. “Viemos com uma proposta sustentável para o coworking, que é uma nova tendência, um escritório que as pessoas alugam por algumas horas. Fizemos o espaço sem muitas flores, apenas plantas como cactos, samambaias e suculentas.

Não é nada fictício, realmente dá para levar a ideia para dentro de um escritório. Também trouxemos móveis realistas e reutilizados para compor o ambiente”, destaca o empresário. Além do ambiente coworking, Oliveira também trouxe o café O Bistrô, o qual tem o objetivo de levar ares parisienses aos visitantes que passarem pelo local.

E a sustentabilidade não para por aí. Dirceu Daieira e Fernanda Souza Leme, ambos arquitetos urbanistas e paisagistas, resgataram pneus no próprio aterro sanitário de Holambra para compor uma horta. “Demos uma nova vida ao que muitos julgariam ser lixo. Qualquer um consegue reproduzir o que fizemos, basta um pouco de cascalho e os pneus. Nosso ambiente é um convite a reflexão sobre como podemos transformar um pequeno local em um espaço de cultivo”, relatam.

Todos os 19 ambientes compõem a Mostra de Paisagismo da Expoflora, evento que acontece entre os dias 25 de agosto e 24 de setembro, de sexta a domingo, das 9h às 19h.

Serviço

36ª Expoflora

Local: Pavilhão da Expoflora

Data: 25 de agosto a 24 de setembro

Horário: das 9h às 19h

Ingressos: R$ 46 na bilheteria

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.