11/10/2017

Ligação clandestina evidencia risco de “gato” na rede de energia em Holambra

Caso ocorreu na última semana de setembro; saiba como se prevenir

Da redação 

Todo mundo já ouviu falar de “gato”. Aquele famoso fio que puxa energia de um vizinho ou comércio e que garante alguns meses de luz ou até TV a cabo gratuitos. Na última semana de setembro, por exemplo, mais precisamente no dia 27, um eletricista se deparou com uma destas ligações irregulares ao realizar uma inspeção de rotina. O caso reforça o cuidado em evitar estas indesejadas conexões que podem, principalmente, encarecer a conta de luz dos holambrenses.

No caso em questão, a ligação clandestina retirava energia elétrica da rede para abastecer uma casa na Rua Magnólia, no bairro Danúbio Azul. O curioso é que, segundo o eletricista da Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de Mogi Mirim (Cemirim), o endereço em questão estava com o fornecimento interrompido desde 5 de julho deste ano.

Além disso, o relógio medidor de consumo havia sido retirado em 16 de agosto. Em ambos os casos, a energia fora interrompida por falta de pagamento. No Boletim de Ocorrência (B.O.), registrado na Delegacia de Polícia Civil no dia 2 de outubro, consta que o proprietário da casa será intimado a prestar os devidos esclarecimentos.

Cemirim

Questionada sobre a quantidade de casos de ligações irregulares de energia, a Cemirim afirmou que desconhece outras ocorrências de ‘gato’ em Holambra. A cooperativa afirmou ainda que, se constatada a conexão irregular, o morador que realizou a mesma pode ser penalizado civilmente por roubo e furto, além de ter de pagar a energia não registrada pelo período furtado.

Ainda segundo a assessoria, os ‘gatos’ prejudicam não só o morador que tem sua energia “furtada” (caso a ligação não seja feita diretamente na rede), mas toda a população que utiliza o serviço. “As perdas da distribuidora por furto de energia são rateadas para os demais consumidores por meio de algum reajuste tarifário”, pontuou a assessoria da Cemirim.

A cooperativa reforça ainda que, caso algum cidadão note qualquer conexão irregular devem denunciar pelo número de telefone 0800 772 6995, sem precisar identificar-se. Ainda de acordo com a Cemirim, se alguma fiação está puxando energia diretamente da rede elétrica da rua ou esteja sem o medidor instalado, pode se tratar de uma ligação irregular e pode ser denunciada.

A Cemirim faz inspeções anuais para verificar se há furtos e se os medidores estão registrando corretamente o fluxo de energia.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.