18/03/2017

Lago onde holambrense se afogou já fez outras vítimas

Segundo moradores, ao menos três pessoas já vieram à óbito por afogamento

Daniela Fernandes / Michael Harteman

Após o caso de afogamento do estudante holambrense Daniel Oliveira, de 17 anos, em um lago na cidade de Santo Antônio de Posse (SP), outras vítimas foram relembradas por moradores do local. A região é uma pedreira desativada e já provocou ao menos três óbitos. Oliveira faleceu nesta última quinta-feira (16) e foi sepultado às 15h desta sexta-feira (17).

Segundo o morador Weverton Fernandes, os casos de morte por afogamento vem acontecendo desde que começou a trabalhar no sítio onde localiza-se o lago. “Fora essa morte recente, mais três morreram aqui. É triste porque isso tudo poderia se evitar”, lamenta.

O local era uma pedreira, onde as pessoas retiravam pedras constantemente. No entanto, hoje, o lugar está desativado. Com a erosão, criou-se uma mina e uma quantidade excessiva de água se acumulou. Desde então, a região é conhecida como Antiga Pedreira Palmeirinha.

lago da posse 4-1489779193

Weverton e Luis explicam sobre a profundidade do lago 

“Desde que eu vim trabalhar aqui a gente acompanha casos de morte por afogamento. São crianças, mulheres, homem… Apenas no raso são cerca de seis metros de profundidade. É perigoso”, alerta Luis Gustavo. Segundo ele, apesar da propriedade ser privada, muitas pessoas não respeitam o espaço. “Deixamos a porteira aberta, pois os maquinários entram e saem durante todo o dia. Por isso, entra tanta gente para nadar”, explica.

Lago da posse 2-1489779188

Segundo os trabalhadores da propriedade, o lago tem profundidade de aproximadamente 13 metros. Já a altura em que Daniel pulou tinha cerca de cinco metros. O corpo de Daniel esteve no Instituto Médico Legal (IML) de Mogi Guaçu (SP) e chegou por volta das 14 horas ao Cemitério Municipal de Artur Nogueira (SP), onde foi sepultado às 15 horas.

Relembre o caso

A Polícia Militar de Santo Antônio de Posse (SP) afirmou que foi acionada por volta do meio-dia da quinta-feira (16), sendo informada que havia um afogamento em um lago do município, no Bairro Pirapitinguí. Ao chegarem no local, os polícias encontraram amigos da vítima, que explicaram a situação. Estes disseram aos PMs que o jovem havia caído dentro do lago e não tinha mais voltado à superfície. Os policiais acionaram o Corpo de Bombeiros, que se deslocou até o lago para procurar a vítima. De acordo com a PM, por volta das 16 horas da quinta-feira (16), a equipe de resgate encontrou o corpo de Daniel. O Instituto Médico Legal (IML) constatou a causa da morte como afogamento.

Lago da posse 9-1489779203

Leia mais

Jovem de Holambra morre afogado após cair em lago

Familiares e amigos dão último adeus ao jovem de Holambra Daniel Oliveira

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.