06/12/2017

Jardineiro com paralisia enfeita ruas de Holambra

Aos 44 anos, ‘Gil Mãos de Tesoura’ realiza obras há duas décadas

Da redação 

As mãos já calejadas, de 44 anos, fazem a tesoura de jardinagem parecer um brinquedo. É com ela que Gilberto Fernandes, há duas décadas, faz o que sabe de melhor: enfeitar as ruas de Holambra por meio de esculturas de jardinagem. Simples arbustos se tornam elefantes, lagartas e pássaros quando Gil os encontra. E nem uma dificuldade que sempre o acompanhou consegue atrapalhar a função.

Desde pequeno, a paralisia infantil acompanha Gil. Por isso, os problemas na coluna e nas pernas são obstáculos na locomoção do jardineiro. Mas, não é algo que abala o jovem senhor.“É muito difícil, mas sou muito esforçado e, por isso, eu consigo andar”, garante.

‘Gil Mãos de Tesoura’, como gosta de ser chamado, vive com os pais no bairro Palmeiras. É ele quem cuida dos progenitores. “Meu pai tem problema de visão e tem parte do pé amputada. Minha mãe também enxerga mal e por isso eu ajudo a cuidar deles”, conta o artesão. Ao ser questionado sobre como aprendeu a decorar as folhagens que toca, o homem simples explica que não teve ajuda de ninguém. “Aprendi sozinho. Eu olho para a planta e já imagino o que pode ser feito com ela”.

O jardineiro conta ainda que a procura pelo trabalho é muito pequena, mas espera que o movimento cresça. “Queria fazer mais coisas por Holambra. Ali (apontando para uma folhagem) quero esculpir um tamanco holandês”, diz o holambrense de coração. Afinal, mesmo nascendo em outro município, Gil se considera nascido na ‘Cidade das Flores’.

Ao mostrar os elefantes que terminou de podar a pouco tempo, Gil explica que eles quase não saíram. “Os donos deste trecho do terreno iam tirar todas as folhagens, porém, deixaram que eu fizesse o trabalho em alguns deles. Até agora, estão aí”, conta, bem-humorado. A ideia é refazer uma centopeia que acabou perdendo os traços depois dos arbustos crescerem.

Ao findar a conversa, Gilberto Fernandes entra em sua Belina azul e parte para o centro do município. Certamente está à procura de novas folhagens, imaginando uma Holambra ainda mais bonita.

Gostou do trabalho do Gil? Você pode entrar em contato pelo telefone: 9 9856-9132

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.