Holambra tem aumento na arrecadação e no investimento da Saúde
Informações foram divulgados por meio de audiência pública
Da redação
A Câmara Municipal de Holambra sediou nesta semana a audiência pública sobre as metas fiscais e investimentos feitos no setor da Saúde. No encontro, foram prestadas contas das receitas e despesas do município neste primeiro quadrimestre de 2017. O anúncio da audiência foi feito por meio de edital publicado no Diário Oficial do município.
RECEITAS | 1° QUADRIMESTRE (2016) | 1° QUADRIMESTRE (2017) | VARIAÇÃO (%) |
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RECEITA TRIBUTÁRIA | R$ 4.923.367,03 | R$ 5.781.504,91 | + 17,43% |
RECEITA DE CONTRIBUIÇÕES | R$ 1.099.742,86 | R$ 1.278.949,98 | + 16,29% |
PATRIMONIAL | R$ 2.441.710,75 | R$ 2.505.569,99 | + 2,61% |
RECEITA SERVIÇOS | R$ 652.053,92 | R$ 579.528,68 | + 11,13% |
TRANSFERÊNCIA CORRENTES | R$ 15.824.686,02 | R$ 16.738.498,96 | + 5,77% |
OUTRAS RECEITAS CORRENTES | R$ 631.383,07 | R$ 788.610,06 | + 24,90% |
RECEITA DE CAPITAL | R$ 1.708.017,81 | R$ 1.244.531,41 | + 27,14% |
RECEITA INTRAORÇAMENTÁRIA | R$ 986.943,26 | R$ 1.093.009,12 | +10,74% |
DEDUÇÃO FUNDEB | R$ - 2.171.743,70 | R$ - 2.419.644,10 | + 11,41% |
TOTAL | R$ 26.096.743,02 | R$ 27.733.844,86 | + 6,27% |
De acordo com os documentos apresentados pela Secretaria Municipal de Finanças e Contabilidade, ‘A Cidade das Flores’ arrecadou – nos quatro primeiros meses do ano de 2017 – R$ 27.733.844,86. Já em 2016 esse valor atingiu os R$ 26.096.161,02. Sendo assim, houve um aumento de 6,2% na receita total do município. Dentre estes valores, as receitas correntes se destacam como IPTU, ISS, FPM, ICMS, IPVA e Fundeb responsável por arrecadar R$ 24 milhões da receita total.
A inflação oficial (IPCA) acumulada até abril de 2017 foi de 4,08%. Holambra, por isso, teve um crescimento acima desta porcentagem e obteve um ganho real de quase 2%.
Já com relação as principais despesas, Holambra gastou R$ 19.781.657,78 entre os meses de janeiro e abril de 2017. No quadrimestre de 2016, esses gastos foram de R$ 18.385.912,62.
RECEITAS CORRENTES | 1° QUADRIMESTRE (2016) | 1° QUADRIMESTRE (2017) |
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ICMS | R$ 5.474.521,61 | R$ 5.116.459,87 |
FUNDEB | R$ 3.491.239,01 | R$ 3.311.719,37 |
FPM | R$ 3.063.785,41 | R$ 4.239.924,38 |
IPTU | R$ 2.825.749,46 | R$ 3.153.807,90 |
ISS | R$ 1.2632146,30 | R$ 1.508.323,06 |
IPVA | R$ 2.252.908,92 | R$ 2.415.859,03 |
ITBI | R$ 240.266,08 | R$ 373.543,71 |
DÍVIDA ATIVA | R$ 180.740,08 | R$ 333.427,44 |
TAXAS | R$ 252.782,17 | R$ 246.966,35 |
TOTAL RECEITAS CORRENTES | R$ 22.324.216,47 | R$ 24.629.099,74 |
Saúde
A audiência pública também traçou o panorama econômico da Saúde no 1º quadrimestre de 2017. O município precisa investir ao menos 15% das receitas que entram na cidade à Saúde. Neste período, a cidade aplicou cerca de R$ 3,9 milhões ou cerca de 21,83% da receita. O aumento representa 12% do aplicado neste período no ano passado. A maior parte deste valor, cerca de R$ 1,8 milhão foi destinada aos salários e encargos. O consórcio com a Consórcio Intermunicipal de Saúde na Região Metropolitana de Campinas-Norte (Cismetro) é a segunda maior despesa da pasta com R$ 1,6 milhão.
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