11/07/2017

Holambra registra cinco furtos de veículos em seis meses

Números foram informados durante Audiência Pública sobre a segurança do município

Da redação

Holambra registrou apenas cinco furtos de veículos em seis meses. Os números foram informados pelo Sargento Adriano Souza, comandante do Grupamento da Polícia Militar (PM) da cidade, durante Audiência Pública sobre a segurança do município realizada nesta terça-feira (11), na Câmara Municipal.

audienciaseguranca-1499822680

De acordo com dados passados durante o evento, quatro desses furtos foram de carros, e um, de moto. Segundo Souza, todos eles ocorreram na região central da cidade, onde o índice de criminalidade é maior em Holambra e onde o efetivo policial mais atua também. No mesmo período, apenas um roubo de veículo foi registrado pela PM da cidade.

Entre janeiro e junho, também ocorreram quatro roubos-outro em Holambra, segundo informado pelo comandante. Roubos-outro são todos os tipos de roubos que não são de veículos. Nessa categoria de crimes, foram alvos um banco, um estabelecimento comercial, e dois moradores, sendo que um destes tinha acabado de sacar dinheiro no banco quando foi abordado pelos assaltantes.

Nesses mesmos seis meses, ainda foram registrados 45 furtos. Cinco deles foram referentes a residências, 11 foram de celulares e 29 de outros, como, por exemplo, fios de cobre. Além disso, também foram divulgados dados da produtividade da PM no primeiro semestre de 2017. Confira na tabela abaixo:

Ações1º Trimestre2º TrimestreTotal
Boletins de Ocorrência342256
Pessoas fiscalizadas1.4971.3782.875
Carros fiscalizados1.1176781.795
Motos fiscalizadas258426684
Flagrantes336

O comandante Souza considerou os resultados satisfatórios. “Em relação ao primeiro trimestre, o número de crimes teve uma redução. O que me preocupa será o terceiro trimestre, em que acontece a Expoflora”, afirmou. O maior evento da cidade, que atrai mais de 300 mil pessoas, acaba sendo um grande atrativo para pessoas mal-intencionadas.

audienciaseguranca (1)-1499822669

No entanto, segundo Souza, as forças de segurança da cidade estarão preparadas para isso. “O efetivo policial de Holambra será reforçado. Teremos apoio do contingente do Batalhão, que enviará Força Tática, Rocam, além de policiais para atuarem nos bairros e dentro do evento também”, assegurou.

Ele ainda comentou que, apesar do reforço, os números aumentam durante o evento. No entanto, a polícia trabalha para inibir ao máximo as ações criminosas.

Município mais seguros

Ao final da audiência, o diretor de Segurança, Trânsito e Defesa Civil de Holambra, Carlos Guandalim, comentou uma pesquisa divulgada nesta semana que elenca as trinta cidades mais seguras para se viver no Brasil. Ele disse que tomou um sustou e ficou indignado por não ver Holambra no ranking, sendo que o município é conhecido nacionalmente pelos baixos índices de criminalidade.

Carlosguandalim-1499822683

A indignação dele foi compartilhada pelos demais holambrenses presentes na audiência. Guandalim comentou então que ligou para a Urban Systems para tentar entender quais foram os critérios levados em conta na realização do levantamento. “Liguei lá, e eles me disseram que só avaliaram os municípios cuja população fosse acima de 50 mil habitantes”, afirmou.

“Ou seja, Holambra não foi pesquisada, pois, se fosse, estaria entre as primeiras colocadas no ranking nacional”, assegurou o diretor. Segundo ele, essa informação de que apenas cidades com mais de 50 mil habitantes foram analisada não foi incluída na divulgação da pesquisa, o que causou confusão e deixou alguns moradores da cidade estarrecidos.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.