18/05/2016

Holambra registra 52 possíveis focos de dengue

Um mapeamento foi realizado pela prefeitura de Holambra em parceria com a empresa HC2 no início de abril para detectar criadouros

Um mapeamento feito em Holambra pela prefeitura em parceria com a empresa HC2, no início de abril, registrou que a cidade possui 52 possíveis focos de dengue. O resultado foi entregue pela HC2 ao Departamento Municipal de Saúde na semana passada. De acordo com a Vigilância Sanitária este ano foram registrados 11 casos de contaminação do mosquito Aedes Aegypti em Holambra.

O diretor de Saúde do município, Valmir Marcelo Iglecias, afirma que foram detectados focos em terrenos vazios, caixas d´água abertas e piscinas que precisam de tratamento. Vale lembrar que além dos locais citados por Valmir os criadouros também podem ser encontrados em locais como calhas de residências, ralos de banheiro e excessos de entulho. “Os agentes comunitários estão indo de local a local para averiguar o que tem”, explica Iglecias.

IMG_2768a_8482521b8fe4bb435ef835ee2e7d665d106cb712

O diretor destaca que com o mapeamento foi possível identificar a existência de criadouros em vários pontos da cidade, inclusive no perímetro rural, mas que a maioria ainda se encontra em zona urbana. Em 2015, 267 casos de dengue foram confirmados em Holambra – 98% deles, entre moradores de bairros urbanizados. “Esses dados nos motivaram a priorizar essas áreas em nosso levantamento”, explicou Valmir.

Para obter o resultado, várias imagens foram captadas por cerca de uma semana por um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT). O mapeamento fotográfico feito pelo aparelho, controlado via rádio, contemplou toda a extensão urbana e rural de Holambra. O biólogo Geraldo Eysink, calculou que aproximadamente 2,5 mil fotos foram tiradas durante os voos do VANT.

IMG_2859_2a99a082804e0bbceb8780f8480fab4343e6c278

Casos de Dengue

Segundo dados da Vigilância Sanitária do Município, de Janeiro à Maio de 2016, foram registrados apenas 11 casos de contaminação do mosquito Aedes Aegypti. No mesmo período do ano passado, 257 casos foram confirmados.

A incidência de dengue na cidade caiu radicalmente esse ano. Até o momento, apenas onze casos foram registrados desde o início de janeiro. O número é cerca de 20 vezes inferior ao índice no mesmo período do ano passado. Na época, o município confirmou 257 casos.

A Vigilância Sanitária informou que em 2015 um caso foi importado de Americana (SP) e contaminou parte dos moradores de um sítio em Holambra. A partir de então, a prefeitura procurou trabalhar em conjunto com os cidadãos para diminuir os altos índices no Município.

A explicação, segundo Valmir, está na ação de conscientização que ampliou o engajamento dos moradores e no trabalho diário de identificação e derrubada de criadouros por parte dos agentes de Saúde. “Ferramentas como o mapeamento fotográfico são muito importantes porque ampliam a capacidade de combate ao mosquito”, disse o diretor. “Mas é a participação efetiva da população nas ações do dia a dia que faz toda a diferença. Holambra comprou a briga contra a dengue e felizmente estamos vencendo. É preciso continuar”, conclui o diretor.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.