21/12/2016

Holambra não cumpre prazo para implantação de prontuário eletrônico

Ministério da Saúde diz que cidade não será penalizada

Leonardo Saimon

Holambra não conseguiu cumprir o prazo para implantação do prontuário eletrônico em toda a rede de Saúde do município. A medida do governo federal prever dar maior agilidade no atendimento ao cidadão e melhor eficiência na gestão dos gastos públicos em saúde com a proposta. Os municípios tinham até o dia 10 de dezembro para realizar o procedimento, que anteriormente, acarretaria na perda de verbas federais para a cidade.

O Ministério da Saúde, contudo, disse que município não será penalizado e contará com o suporte do governo para se adequar a nova medida. “O Ministério da Saúde está preparado para apoiar os municípios que estão com dificuldades na implantação do sistema. As necessidades reportadas por cada gestor serão analisadas pela pasta, que dará toda infraestrutura e treinamento para os municípios se integrarem”, garante o Ministério.

postosaudeubsfundao

Verbas do governo federal custearam a construção de uma UBS no Fundão

 Em 60 dias, mais 2,4 milhões de brasileiros passaram a ser atendidos com prontuário eletrônico, cobrindo 28,5% da população. Com essa ampliação, o país passou a contar com 11.112 Unidades Básicas de Saúde (UBS) com o sistema informatizado, em 2.060 municípios.

Em reportagem publicada no início de junho, o Departamento de Saúde do município informou que a implementação do sistema de prontuário médico eletrônico está em andamento e será o último passo para a informatização integral dos postos de atendimento da cidade. “Todas as unidades de saúde de Holambra já são informatizadas e dispõem de sistemas próprios para serviços como agendamento, emissão de fichas de atendimento e emissão de laudos de exames laboratoriais”, disse o departamento via assessoria.

O prontuário eletrônico é destinado a organização de dados da Atenção Básica em nível nacional e faz parte da estratégia e-SUS. Além do acesso a dados em outras unidades de saúde, através da plataforma é possível acompanhar resultado de exames, disponibilidade de medicamentos e, até mesmo, o registro de visitas de agentes de saúde.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.