06/09/2023

Holambra: Iniciativas de apoio e conscientização para pessoas com TEA

Aproximadamente 60 indivíduos residentes na cidade são identificados como autistas

Foto: Governo do Estado de São Paulo

Da redação

Em uma iniciativa recente do governo estadual de São Paulo, a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) passou a ser emitida de forma gratuita em todo o estado. Até o momento, mais de 15.700 dessas carteiras foram distribuídas com o intuito de simplificar o acesso a serviços e benefícios específicos para aqueles que vivem com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Paralelamente, a Prefeitura de Holambra, em um levantamento recente, divulgou que aproximadamente 60 indivíduos residentes na cidade são identificados como portadores de TEA. Nesse contexto, a Prefeitura tornou público algumas das iniciativas implementadas pelo governo municipal.

Recursos

Além da rede municipal de saúde, a Prefeitura mantém através de serviço consorciado o atendimento de 60 moradores no Centro do Autismo de Holambra (CAH). Esses pacientes são acompanhados por especialistas e equipe multidisciplinar.

Acessibilidade

Todo morador diagnosticado com autismo tem acesso à assistência de equipe multidisciplinar composta, entre outros profissionais, por psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e neuropediatras no Centro de Referência do Autismo de Holambra, o CAH, consorciado à rede pública de saúde da cidade.

Ações

A Câmara Municipal aprovou em 2021 a criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Diretos das Pessoas com Deficiência e Doenças Raras.

Além disso, o Departamento Municipal de Educação costuma trabalhar, sobretudo em abril, quando é celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, conteúdo educativo específico voltado ao incentivo de reflexões sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esse trabalho se estender durante todo o ano. Para além disso, promove ações específicas, como a formação de todos os professores da rede pública municipal sobre o tema – iniciativa que vem acontecendo ao longo desse semestre.

…………………………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Holambrense sem prévia autorização por escrito do Portal Holambrense, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.