09/12/2016

Holambra fica entre as 70 cidades em ranking ambiental paulista

Município cresce em índice e conquista selo Município Verde Azul pelo segundo ano seguido

Da redação

jardinsfechados7-1481282812

Holambra ganhou destaque no cenário ambiental. A estância turística ficou na 70° colocação no Ranking Ambiental Paulista e subiu mais de 40 posições, se comparado a 2015. As informações foram divulgadas pelo Governo do Estado durante a tarde desta quinta-feira (8) e um evento realizado em São Paulo. A classificação garantiu ao município, pela segunda vez, a certificação Município Verde Azul, concedida às cidades que desenvolvem projetos de responsabilidade e apresentam evoluções importantes na área de preservação ambiental. A primeira foi no ano passado quando o município ficou na 111° colocação.

O prefeito Dr. Fernando Fiori de Godoy atribui este resultado a “iniciativas importantes e inéditas que estão sendo realizadas na cidade para fins de proteção ambiental e de recursos hídricos”.

verdeazul1-1481283013

Durante evento em São Paulo, Holambra é premiada pelo segundo ano seguido

Para o diretor de Meio Ambiente Nilson Marconato, os avanços registrados nos últimos anos são significativos. “Deixamos de estar entre as 30 piores cidades do Estado, na área de preservação, para figurar entre os 70 melhores e ocupar o seleto grupo de municípios com certificação pela nota superior a 80”, disse. “Estamos muito contentes com o resultado e prontos para seguir trabalhando e avançando ainda mais”.

Holambra, que chegou a não pontuar em 2012 depois de ocupar a 617ª posição em 2011, subiu mais de 540 posições nos últimos quatro anos – avanço que permitiu à cidade celebrar por duas vezes a conquista do selo Município Verde Azul.

Programa Verde Azul

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado, o Programa Município Verde Azul (PMVA) tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental.

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

Para a realização do seu objetivo, o PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e, ao final de cada ciclo anual, publica o “Ranking ambiental dos municípios paulistas”.

Histórico recente de colocações
2011 – 617ª posição
2012 – não pontuou
2013 – 463ª posição
2014 – 355ª posição
2015 – 111ª posição (Selo Município Verde Azul)
2016 – 70ª posição (Selo Município Verde Azul)


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.