07/11/2023

Holambra estimula realização de exames para diagnóstico precoce do câncer de próstata

Ação faz parte do movimento Novembro Azul

Da redação

O Departamento Municipal de Saúde de Holambra realiza este mês campanha voltada à conscientização de homens com objetivo de incentivar a procura por exames para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. A ação faz parte do movimento Novembro Azul.

A população masculina a partir dos 40 anos será estimulada a procurar as unidades básicas de atendimento para realizar exames preventivos de sangue e urina. Para isso, basta apresentar Cartão Cidadão válido e documento pessoal com foto.

“Os exames realizados serão Hemograma, PSA e Urina. Eles serão colhidos no laboratório central, no centro da cidade, com data, horário e endereço citados na guia retirada no PSF.  Em caso de alteração o paciente será encaminhado para consulta médica “, explicou  o diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias. “A detecção precoce da doença possibilita mais chances de tratamento”.

Ainda segundo o diretor, a rede pública municipal de saúde oferece apoio psicológico, orientação e acompanhamento para pacientes diagnosticados com câncer de próstata. O tratamento, que é de alta complexidade, é realizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ou em outras unidades de referência do Sistema Único de Saúde (SUS).

No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

……………………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Holambrense sem prévia autorização por escrito do Portal Holambrense, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.