05/04/2018

Holambra deve ganhar Conselho Municipal de Cultura

Indicação foi feita na última sessão da Câmara

Da redação 

Por ser uma Estância Turística, pode soar estranho que, em Holambra, não exista um Conselho Municipal de Cultura. Afinal, traços da cultura holandesa se misturam com a brasileira por todo canto da ‘Cidade das Flores’. Esta indagação também foi feita pela vereadora Jacinta Heijden (PSDB), que formalizou uma indicação ao Executivo do município.

O documento foi apresentado na segunda-feira (02), durante a 7ª Sessão Ordinária da Câmara. Segundo a legisladora, o objetivo seria promover a participação democrática dos vários segmentos da sociedade que integram a ação cultural em Holambra. Jacinta elencou na indicação que o conselho viria a ser uma garantia a toda a população o exercício dos “direitos culturais” e o acesso às fontes de cultura nacional, além de apoiar e incentivar a valorização e a difusão das manifestações culturais.

“As sociedades necessitam cada vez mais da cultura para a qualidade de vida: raízes, ancestralidades, escolhas das melhores formas de viver e conviver, entre outras”, diz a vereadora em parte da indicação.

Um dos aspectos apontados com mais veemência pela legisladora foi o da possibilidade de tombamento de prédios históricos do município. Para Jacinta, locais como a Casa do Pioneiro, a antiga Escola São Paulo e o próprio Moinho Povos Unidos poderiam vir a serem tombados como patrimônio histórico de Holambra. Isso, claro, através do Conselho Municipal de Cultura.

Para Jacinta, Casa do Pioneiro é um dos locais que podem ser tombados

“Temos uma série de imóveis que, se não for realizado o processo do tombamento, irão se perder com o tempo. O afresco que existia no prédio da Prefeitura não existe mais por conta disso”, afirmou durante a última sessão do Legislativo.

O Plano Diretor de Turismo também foi mencionado por Jacinta, já que o Conselho Municipal de Cultura, segundo ela, deveria ser incluído no projeto.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.