01/05/2017

Holambra apresenta cenário otimista na geração de empregos

Cidade fechou primeiro trimestre com saldo positivo na geração de emprego

Leonardo Saimon

Holambra fechou o primeiro trimestre de 2017 com saldo positivo em empregos. No mês de janeiro, a Cidade das Flores apresentou seu melhor desempenho neste início de ano. Os últimos dados registrados no balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontaram que Holambra teve desempenho significativamente superior à 2016 neste mesmo período. O levantamento realizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) mediu a diferença entre o número de contratações e demissões do município.

(19)971010305

Foto: Gabriel Vissoto

Entre janeiro e março de 2016, o número de desemprego em relação a novas contratações variaram negativamente. O município fechou o primeiro trimestre daquele ano com menos 64 postos de trabalho. Março apresentou o pior desempenho na época. Um ano depois, a cidade já sinaliza melhora na geração de emprego. Nos três primeiros meses deste ano, foram 211 novas contratações e o mês de março teve o segundo melhor desempenho. Confira a tabela que mostra o comparativo entre os anos:

MêsJan-mar (2016)Jan-mar (2017)
Janeiro 397
Fevereiro-2550
Março-4271
Trimestre-64218

O setor da Agropecuária impulsionou significativamente para que este quadro pudesse apresentar melhoras. Entre as 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), este setor em Holambra representa 21% das contrações. Já o setor de Serviços vem logo atrás entre as áreas que mais geraram emprego nestes três primeiros meses. Até a Construção Civil apresentou um desempenho positivo de maneira tímida. Veja abaixo:

SetoresJan-mar (2016)Jan-mar (2017)
Indústria e Transformação -26-2
Serviço Industrial de Utilidade Pública813
Construção Civil-766
Comércio -2219
Serviços6065
Administração Pública00
Agropecuária-8158
Total-64259

O economista e presidente da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic), Laerte Martins, lembrou do período delicado no cenário econômico e, por isso, reforçou que Holambra ainda está em uma situação confortável frente a outros municípios. “Holambra está proporcionalmente melhor do que a grande maioria das cidades da região. Esse número poderia ser maior? Eu acredito que sim, mas devido as circunstâncias econômicas, não dá para querermos números muito maiores do que este”, asseverou Martins.

O presidente da Acic também falou em tom otimista quanto ao futuro de Holambra. Segundo ele, as festividades dos próximos meses, como a Expoflora, devem movimentar a cidade e gerar empregos.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.