28/09/2017

Holambra antecipa ações de prevenção ao mosquito da Dengue

Vigilância Sanitária faz busca por possíveis focos do Aedes Aegypti

Da redação

Cerca de dez agentes comunitários da Prefeitura de Holambra deram início, essa semana, a ações preventivas de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya.

A ação percorrerá todos os bairros do município de maneira regular até o final do ano e tem por objetivo conscientizar e envolver a população para que todos contribuam ativamente na eliminação de focos do vetor. A participação dos moradores, segundo o diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias, se dá por meio da limpeza permanente de locais ou recipientes que permitam o acúmulo de água.

De acordo com ele, o clima quente e úmido é ideal para que os criadouros se desenvolvam. “Assim como no ano passado, antecipamos o trabalho preventivo e educativo para que não haja descuidos na chegada do verão, que é um período em que a atenção deve ser sempre redobrada”, explicou. “A temporada de chuvas se aproxima e é preciso que todos saibam o que devem fazer para evitar o surgimento de criadouros”.

A iniciativa antecipada gerou resultados positivos em 2017. Esse ano, Holambra não registrou nenhum caso de doenças transmitidas pelo Aedes. “É uma vitória importante, mas a guerra é permanente”, ressalta o diretor. “O trabalho dos agentes e os cuidados dos moradores deve continuar”.

Durante a audiência pública sobre Saúde e Metas Fiscais realizada na Câmara Municipal na última terça-feira (26), em Holambra, o diretor da Vigilância Sanitária do município, Dr. Paulo Madi, afirmou que medidas para combater possíveis focos do Aedes Aegypti, mosquito transmissor do vírus da Dengue, deverão ser tomadas nas próximas semanas. Segundo o diretor, o combate aos locais de procriação das larvas do mosquito, se feito com antecedência, pode garantir que o verão não apresente altos índices da doença.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.