30/05/2017

Holambra agora conta com biblioteca na Policlínica para incentivo à leitura

Nos próximos dias, PSFs do Imigrantes e Santa Margarida também receberão livros

Leonardo Saimon

Uma criança chora copiosamente junto ao pai na Policlínica de Holambra. Para conter o pranto do filho, o instinto paterno recorre à pequena prateleira com livros presente na unidade de saúde. Ele acha alguma coisa para entreter o filho e, logo, a criança para de chorar. Embora aquele pai não saiba, Janaína Frad foi a responsável por abraçar a ideia de trazer a biblioteca para o Pronto-socorro.

Gira livros 1-1496154094

Uma estante ainda modesta, porém distinta figura logo na entrada da Policlínica. Na prateleira estão os dizeres ‘Giro Livro: pegue, leia, cuide e devolva’. “A ideia surgiu a partir de uma iniciativa que já existe em Campinas. A empresa para qual eu trabalho quis trazer para Holambra essas bibliotecas. E a população tem correspondido de maneira bastante positiva”, afirma Janaína. Inicialmente, o local começou abrigando 18 livros, todavia, a idealizadora garante que, devido a doações, já são 400 exemplares disponíveis para os holambrenses.

“A intenção é que as pessoas possam se desligar um pouco do celular para que leiam enquanto aguardam serem atendidas”, explica. Nem todos os livros estão despostos na Policlínica. Isso porque já foram encomendadas mais duas estantes para o Programa Saúde da Família (PSF) do Imigrantes e Santa Margarida.

A biblioteca deve chegar na próxima semana às duas unidades. “Muitas pessoas, que eu não conheço, já entraram em contato comigo dizendo que tem vários livros para doarem”, assevera Janaína que tem outras cinco caixas para abastecer.

Gira Livros 2-1496154112 Gira Livros 3-1496154115

Ela conta que, algumas vezes, os moradores têm levado os exemplares para casa e não têm devolvido. Embora esse não seja o objetivo do projeto, ela reitera que o número significativo de doação tem conseguido suprir a necessidade inicial da biblioteca. Além disso, na parte de baixo da estante há uma espécie de ‘cofre’ onde as pessoas podem depositar algum livro para serem colocados na prateleira.

Giro Livros

A ação faz parte de uma iniciativa, recente, intitulada ‘Giro Livros‘, que pertence à A Associação Giralivros dos Amigos da Leitura. O grupo nasceu em janeiro de 2016 e tem por finalidade congregar pessoas, físicas e jurídicas, com o propósito de promover atividades direcionadas à educação e ao desporto com o objetivo de conscientização e valorização da vida humana.

A fim de facilitar o contato da população com os livros e ajudar nesta construção do hábito de leitura dos brasileiros, o Gira Livros visa estimular a leitura através da disponibilização de livros em totens, “Pontos de Leitura”, espalhados pela região de Campinas (SP), garantindo assim o acesso à informação e a cultura.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.