02/08/2017

Holambra adere a programa de conservação e recuperação ambiental

Iniciativa é uma diretiva do Programa Estadual ‘Município Verde Azul’

Da redação

Há dois anos, Holambra possui o selo Município Verde Azul, o qual é concedido às cidades que desenvolvem projetos de responsabilidade e apresentam evoluções importantes na área de preservação ambiental. Assim, para atender a uma das diretivas do programa do Governo do Estado, a cidade aprovou, na tarde desta terça-feira (1), o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA).

PMMA (3)-1501637139

Consultora ambiental e secretária do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema), Silva Weel fala sobre a importância da aprovação do plano, haja vista que foi decisão unânime. “O PMMA traz ações de conversações e restauração das matas holambrenses. Temos oito grandes fragmentos no município e estamos precisando preservar e conectar. Isso é positivo para a biodiversidade e para a fauna e flora de uma maneira geral”, exemplifica.

Iniciativa do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, o objetivo do plano é nortear diretrizes ambientais para a gestão municipal, propondo integrar projetos e ações para proteção, recuperação, conservação e regeneração em consenso com as leis e códigos ambientais vigentes. Além disso, o PMMA tem base estadual da Fundação SOS Mata Atlântica que é apresentado no Condema, aprovado pelos conselheiros e, posteriormente, tudo é encaminhado como uma política pública do município.

PMMA (5)-1501637143

Sílvia complementa que o projeto também é benéfico para a preservação dos recursos hídricos, levando-se em consideração a qualidade e quantidade das águas. “Nós temos nosso manancial de abastecimento na Borda da Mata no próprio local, sem haver necessidade de termos que depender de um rio grande. Com a restauração da mata ciliar que geralmente são os corredores de conexão dos fragmentos é possível também restaurar os córregos. Sendo assim, há benefícios para a biodiversidades, para o produtores e, também, aos munícipes”, afirma a consultora ambiental.

PMMA (2)-1501637137

Durante o último ranking ambiental paulista, divulgado em 2016, Holambra ganhou destaque no cenário ambiental e subiu mais de 40 posições, se comparado a 2015. A estância turística ficou na 70ª colocação e a classificação garantiu ao município, pela segunda vez, a certificação Município Verde Azul. Atualmente, o Condema é presidido por Geraldo Hermínio Veloso.

PMMA (4)-1501637141

Nascente Modelo

Em seguida, os membros do Condema se direcionaram a ‘Nascente Modelo’ que foi eleita pelo Conselho através de alguns critérios de conservação de solo do entorno, tamanho de mata ciliar e questões de saneamento. Dessa forma, o lugar estará sempre recebendo visitas técnicas para verificação das três exigência.

O local pertence ao casal Jânio e Cristina Secchinatto, e está localizado na intersecção da estrada para o Bairro Camanducaia e Rancho da Cachaça. Secchinatto é um dos voluntários da instalação de uma fossa biodigestora, no modelo da Embrapa Instrumentação (São Carlos/SP) .

Leia mais

Holambra fica entre as 70 cidades em ranking ambiental paulista

Diretor do Comdema faz análise ambiental de Holambra

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.