06/11/2017

Grupo de apoio a pais estreia nesta semana em Holambra

‘Ser pai faz a diferença’ começa nesta quarta-feira (8)

Da redação 

Além do grupo de apoio às mães, divulgado na última semana pelo Portal Holambrense, os pais de primeira viagem também terão oportunidade de se reunir e compartilhar experiências com outros colegas. A ideia é baseada no grupo ‘Florescer Materno”, que ocorrerá a partir da terça-feira (7). O intuito, segundo os organizadores, é desconstruir preconceitos e paradigmas no que diz respeito à paternidade. O primeiro encontro ocorre já na quarta-feira (8).

O projeto se chamará “Ser pai faz a diferença”. De acordo com a organização, será um local para os pais falarem de paternidade e de todas as situações que envolvem esta fase tão diferente para o homem moderno. A roda está sendo organizada por Luciano Gamba, pai de dois filhos, a partir das  vivências dele em grupos desta temática frequentados em Recife (PE), onde morou, e o rico material existente na internet sobre o tema.

A semente foi plantada em 2012, durante a gestação da primeira filha de Luciano, Júlia. Entre vários grupos que participava com temas relacionados a maternidade, quando ainda morava no Nordeste, surgiu a oportunidade de participar de uma roda especial de pais onde estes relatavam através dos seus olhares o nascimento de seus filhos.

Foi neste encontro que Luciano percebeu como seria importante existir um espaço na sociedade para os homens discutirem sobre essa “nova” paternidade, que é ativa e vai além do “apoiar” a esposa nos cuidados dos filhos. O intuito é levar os pais a refletirem sobre as reais funções paternas diante desta nova configuração familiar que a sociedade se encontra.

Na época, envolvido com a carreira profissional, com os nascimentos dos filhos e os cuidados com os mesmos, Luciano resolveu esperar o momento mais oportuno para deixar brotar a semente que foi plantada naquela roda de pais em 2012. Assim, já morando em Holambra, motivado pela esposa e pela sua forma de “paternar”, decidiu dar início a este projeto que a anos vem sendo carinhosamente pensado.

Embora more há menos de um ano no município holambrense, Luciano conheceu diversos pais que demonstram interesse em participar de encontros como estes e, assim, abrir espaço para todos os outros que se sintam motivados pela proposta. Em parceria com ele está o pai do João Gabriel, Michael Mainardes e o Isaías Santos, pai do Oliver, que ofereceu o seu espaço acolhedor para a realização dos encontros.

A ideia principal é formar uma rede de apoio fortalecida, onde os homens tenham a oportunidade de desconstruírem alguns preconceitos, principalmente no que diz respeito à paternidade e cuidado de filhos. “Quando se está numa roda de conversa, é possível se sentir menos sozinho. Escutar outros pais contarem sobre a dinâmica da casa deles, como eles encaram a responsabilidade e o sabor do carinho dos filhos quando a gente se permite a recebê-lo faz muita diferença para esse fortalecimento”, garante o idealizador.

Os encontros serão quinzenais, abertos e gratuitos, e não é necessária inscrição prévia. “No primeiro encontro, que ocorre nesta quarta-feira (8), a proposta será trazer este pai que nasceu junto com o filho. Iremos fazer relatos de parto, para desta forma conectar-se com aquele momento único de descobertas, do momento em que deixamos de ser filhos apenas e passamos a escrever nossa história como pais”, garante Luciano.

Independentemente do número de filhos que se tenha, o realizador explica que cada parto merece ser trazido a memória para reconectar ao significado do gerar e parir. “Dali para frente pode não ser mais fácil, mas com certeza será mais significativo”.

Serviço

Data: 8 e 22 de novembro – 6 e 20 de dezembro

Horário: das 19h30 as 21h30 (quartas-feiras)

Local: Rua das Camélias, 298, Centro de Holambra/SP

Telefone: (19) 9 9972-7971 (Luciano)

Leia mais

Holambra terá grupo de apoio pós-parto

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.