15/01/2017

Gerente da Sicredi fala sobre potencial empreendedor de Holambra

Marina Oliveira comenta das vantagens e facilidades de se associar a uma cooperativa

Leonardo Saimon

O Portal do Empreendedor disponibilizou, no início do mês, o número de microempreendedores nos municípios brasileiros. Como divulgado pelo Portal Holambrense em reportagem nesta semana, Holambra tem feito da crise uma oportunidade para alavancar o negócio próprio.

No final do ano passado, a cidade contava com 375 microemprendedores. Em 2015, este número era de 276. Assim, o crescimento atingiu 35%.  Se considerar a variação ocorrida entre os anos de 2014 a 2015, o aumento foi de 20%.

Especialistas chamam atenção para um planejamento financeiro adequado para não comprometer o andamento dos negócios. Por isso, é importante saber escolher um banco ou cooperativa que dê suporte necessário para os empreendedores, que tenham pequenas ou grandes empresas.

Pensando nisso, o Portal Holambrense conversa com a gerente da Sicredi de Holambra que reforça o papel empreendedor do município e o potencial do segmento na cidade além de explicar as vantagens de se associar a uma cooperativa.

Marina2-1484320989

Qual a diferença entre cooperativa e banco? De uma forma bem objetiva, a principal diferença é: o banco convencional é uma sociedade de capital trabalhando com as pessoas na exploração de uma atividade econômica com fins lucrativos. Cooperativa financeira é uma sociedade de pessoas trabalhando um empreendimento econômico coletivo para o atendimento das necessidades dos próprios associados.

Quais são os benefícios de ser associado da Sicredi? São muitos! Entre eles a excelência operacional, relacionamento e pertencimento. Pratica-se preços justos, variedades de soluções, canais de relacionamento e uma cobertura geográfica abrangente, excelência em atendimento, instalações acolhedoras, atendimento consultivo, gestão participativa, participação nos resultados (lucros) e responsabilidade social. Somos uma Instituição financeira feita de pessoas para pessoas, tendo como um de nossos principais diferenciais o atendimento de qualidade e sempre buscando excelência na real necessidade do associado, afinal aqui o associado é dono da instituição.

Há quanto tempo a Sicredi atua em Holambra? O Sicredi atua em Holambra desde meados de 2006.

Hoje a Sicredi conta com quantos associados em Holambra? Atualmente a agência de Holambra tem mais de 3.800 contas, destas 420 são conta de empresas.


“Somos uma Instituição financeira feita de pessoas para pessoas”


Como você observa o potencial de empreendimentos de Holambra? Observo que é muito promissor e está em plena ascensão. Holambra é uma cidade empreendedora por natureza, o carro chefe está no agronegócio, onde por meio deste setor surgem muitos outros empreendimentos, tais como: embalagens em geral (cada vez mais materiais, modelos, propostas, etc.), substratos, fertilizantes, variações de tecnologia tanto no cultivo quanto na conservação, transporte, vendas, exportações e outros. Se analisarmos a questão turística do município, temos muito que empreender em hotelaria, turismo receptivo, gastronomia entre tantos que o segmento oportuniza.

Holambra é uma cidade onde o agronegócio é um setor forte. E a Sicredi tem iniciativas que visem apoiar este segmento. De que forma a cooperativa contribui para o desenvolvimento deste setor? O Sicredi tem linhas de créditos específicas para este setor, tanto para pequeno, médio e grande produtor, fortalecendo esse mercado que é tão importante para economia. Trabalhamos com crédito rural:  custeio rural, custeio agropecuário, investimento agropecuário e linhas de crédito BNDES, além de oferecer proteção adequada para as propriedades: seguro estufas, seguro colheita garantida, seguro granizo e multirrisco entre outros neste segmento.

A revista Você S/A em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA) apontou que a Sicredi é uma das 150 empresas para trabalhar. A que você atribui este resultado? Não tenho dúvida que seja pela solidez de um sistema que visa o potencial técnico e humano do profissional, capacitando, apoiando e investindo no profissional para que ele cresça e se desenvolva com o Sistema. Estar entre essas 150 empresas só prova que nossa missão “Como sistema cooperativo, valorizar o relacionamento, oferecer soluções financeiras para agregar renda e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos associados e da sociedade” e nossa visão “Ser reconhecido pela sociedade como instituição financeira cooperativa, comprometida com o desenvolvimento econômico e social dos associados e das comunidades, com crescimento sustentável das cooperativas, integradas em um sistema sólido e eficaz”, se aplicam também de dentro de casa com nossos  colaboradores.


“Holambra é uma cidade empreendedora por natureza”


Com a crise, o número de pequenos empreendedores tem crescido no cenário nacional. Quais são as opções que a Sicredi dispõe para estes microempresários? Temos linhas de créditos direcionadas para estes microempresários, como também prestamos assessoria financeira quando solicitada, para que seus negócios se solidifiquem e consigam manter seu fluxo de caixa gerenciado de uma forma saudável, proporcionando crescimento contínuo.

Uma das preocupações da Sicredi está em iniciativas sustentáveis. Por que a cooperativa acredita que este assunto precisa ser prioridade? O Sicredi acredita que um mundo melhor se constrói junto. Está em nossos valores: a preservação irrestrita da natureza cooperativa do negócio; respeito à individualidade do associado; valorização e desenvolvimento das pessoas; preservação da instituição como sistema; respeito às normas oficiais e internas; eficácia e transparência na gestão, conceitos esses que praticados na gestão e desenvolvimento refletem na perenidade e expansão do negócio.

Quais tipos de ações a Sicredi tem para apoiar as causas sustentáveis? A Sicredi visa o desenvolvimento nos 3 pilares que compõe a sustentabilidade – ambiental, social e econômica. Por isso atua em diversas frentes, como: Programa A União Faz Vida – principal frente de responsabilidade social, que trabalha a metodologia de projetos baseado nos valores de cooperação e cidadania em escolas locais; ações de redução e reutilização de materiais; palestras de educação financeira com a comunidade; assessoria financeira aos associados; cumprimento às normas exigentes; desenvolvimento de colaboradores e liderança da cooperativa.


“A Sicredi acredita que um mundo melhor se constrói junto”


 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.