26/06/2017

Exposição itinerante da cultura caipira chega a Holambra

Objetivo da mostra é disseminar conhecimento sobre identidade e repertório caipira

Da redação

No mês dos festejos, de comidas típicas e da celebração a Santo Antônio, São João e São Pedro, a cidade de Holambra exalta estes e outros tradicionais elementos da cultura caipira na exposição “Porta, Porteira e Portão – Modos de ‘Falarrr’ e Costumes do ‘Interiorrr’”. A abertura acontece às 19h desta segunda-feira (26), no Centro de Cultura e Eventos, embalada pela Orquestra de Viola Caipira da cidade.

Concebida para a Região Administrativa de Campinas, a mostra itinerante teve início em fevereiro e esteve em Santa Bárbara d’Oeste (SP), Campinas (SP) e Cordeirópolis (SP).

Instalação conta com objetos antigos ligados à cultura do interior - foto Rodrigo Alves-1498496163

Segundo a historiadora Renata Gava, também responsável pela curadoria, cada objeto exposto também tem o objetivo de quebrar o estigma de que o caipira é um ser antiquado, de pouca instrução ou de costumes ultrapassados. “Quem não se lembra da bala Chita? Do pirulito caseiro vermelho de chupeta? Ou dos apetitosos pés de moleque? Apresentamos essas iguarias em potes de vidro, a exemplo do que acontecia nos balcões dos armazéns de secos e molhados”, explica.

Ao inscreverem a exposição no Edital de Difusão de Acervos Museológicos do ProAC, os curadores pensaram no fortalecimento dos espaços que recebem o material. Assim, cada local contemplado seleciona objetos de seu próprio acervo, ampliando o diálogo com a exposição. A equipe do Departamento de Cultura e Eventos de Holambra acrescentou itens que fazem referência ao trabalho no campo e ao cotidiano na roça.

Para ampliar a interatividade, os curadores incentivam os visitantes a produzir fotos para as redes sociais, utilizando a palavra-chave (ou hashtag) #SouCaipira. Além disso, a página “Porta, Porteira e Portão”, no Facebook, traz atualizações frequentes, textos, reportagens e dados adicionais sobre a cultura caipira. Os visitantes podem levar filipetas para a casa e as crianças que fizerem visitas em grupo, agendadas por escolas, recebem uma cartilha com caça-palavras, código secreto, jogo dos sete erros e desenhos para colorir.

Abertura
Canções como Cuitelinho, Tristeza do Jeca, Porta do Mundo, Ladrão de Mulher, Índia e Cabecinha no Ombro integram o repertório de abertura da exposição, aos cuidados da Orquestra de Viola Caipira de Holambra, sob regência de Cristiano Scuciatto, que coordena os 30 instrumentistas, integrantes da oficina gratuita de música raiz idealizada pela Prefeitura desde março de 2015.

SERVIÇO

“Porta, Porteira e Portão: Modos de ‘Falarrr’ e Costumes do ‘Interiorrr’”
Data:
26 de junho a 27 de julho
Local: Centro de Cultura e Eventos de Holambra
Endereço: Alameda Maurício de Nassau, s/nº – Pq. Residencial Imigrante
Visitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Entrada gratuita
Informações sobre agendamento de grupos para visitas monitoradas: (19) 3902-4120

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.