20/09/2017

Expoflora produz própria energia através de painéis solares

Ao todo 600 painéis realizam captação através da luz solar

Da redação

Com mais de 250 mil m² e centenas de lojas e estabelecimentos como restaurantes, lojas de artesanato e o tradicional e movimentado Shopping das Flores, o consumo de energia elétrica da Expoflora, maior feira de flores e plantas ornamentais da América Latina, ultrapassa os 15 mil Kw/h durante as quatro semanas de evento. Para se ter uma ideia, o valor equivale ao consumo aproximado de 58 casas populares.

Que a Expoflora consome uma quantidade considerável de energia, todos que passam pelo evento já imaginam. Afinal, a feira não poupa em infraestrutura para manter tudo funcionando corretamente. Dentre os setores que mais consomem, destacam-se a Mostra de Paisagismo, Shopping Verde, praças de alimentação e o conhecido Shopping das Flores, local que abriga todas as novas tendências do mercado de flores e plantas ornamentais em geral.

É no Shopping das Flores, inclusive, que fica uma das maiores (se não a maior) novidade da edição 2017 do evento. Isso porque no telhado do complexo estão dispostas 600 placas solares, responsáveis por gerar toda a energia necessária para os dias da Expoflora. Os painéis têm capacidade de produzir 26 Kw/h, quantidade 40% superior à necessária pela feira e equivalente ao consumo de 100 casas populares.

Os 600 painéis fotovoltaicos foram instalados pela empresa Tulipa Solares no telhado do Shopping das Flores, logo na entrada de visitantes. As placas convertem a energia do sol em energia elétrica por meio de células fotovoltaicas, produzindo 26 mil kWh por mês, o que equivale ao consumo mensal de 100 casas de tamanho médio (dois dormitórios).

Embora apenas a realização da Expoflora consuma 60% de toda a energia produzida por esta infraestrutura, a partir de outubro o sistema ficará superavitário e permitirá que o excedente se transforme numa espécie de “crédito de energia” para ser usado ao longo dos anos em outros eventos realizados no parque, como o Enflor, a Hortitec e as festas de formaturas.

A Expoflora vai até o próximo domingo (24), e deve atrair, durante as quatro semanas de evento, cerca de 300 mil visitantes de diversas partes do Brasil e do mundo. Os ingressos custam R$ 46 e podem ser adquiridos diretamente na bilheteria ou no site da Expoflora.

Serviço

36ª Expoflora

Local: Pavilhão da Expoflora

Data: 25 de agosto a 24 de setembro

Horário: das 9h às 19h

Ingressos: R$ 46 na bilheteria

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.