08/09/2017

Expoflora apresenta gastronomia de doces com formato de flores

Da redação

As flores não decoram apenas os jardins e os ambientes na Expoflora. No formato de doces, elas se transformam também em deliciosas sobremesas para deixar com água na boca os 300 mil turistas esperados nesta 36ª edição do evento, que acontece de 25 de agosto a 24 de setembro, de sexta a domingo, e no feriado da Independência, das 9h às 19h, em Holambra.

O Casa Bela Restaurante apresenta a Flor da Terra, uma sobremesa linda e deliciosa que traz rosa de biscoito, bolo de chocolate (simulação da terra) e brigadeiro de hortelã no formato de vaso, além da Torta Toffee, feita com ganache de especiarias.

A Confeitaria Martin Holandesa criou a Applebloem (junção das palavras appel – maçã – e bloem – flor), sobremesa de maçã que parece uma flor. A pedido do público, a Oma Beppie decidiu incrementar com cobertura de chocolate o tradicional Stroopwafel, biscoito típico holandês, tipo waffle, recheado com calda de caramelo.

Tem também o Picolelé, “o picolé que você monta do jeito que quiser”, que a sorveteria Vanilla Ice traz como novidade. Com bases de sabores variados de baunilha, pistache, avelã, chocolate, caramelo e menta, a cobertura pode ser chocolate branco ou ao leite, já que é escolhida na hora, e montada com as opções de castanha, coco, cereais, amendoim, confeitos coloridos, chocolate granulado ou farofa crocante. A sorveteria ousou, ainda, na criação dos sovertes de beterraba e de bacon, apostando no paladar de quem gosta de inovar.

Pratos típicos
Os ingredientes típicos estão presentes em releituras de vários pratos, como o eisbein (joelho de porco), que agora vem desfiado junto com salsichões holandeses e escondidinho sob dois purês de batata e de queijos (Hollandse Verbogen). O Prato do Opa (vovô em holandês) traz filé mignon grelhado e servido com três purês típicos, molho de maçã verde e cebola échalote.

Culinária holandesa
A culinária típica holandesa é muito saborosa e faz sucesso no mundo inteiro. Os restaurantes típicos e as confeitarias instalados no parque da Expoflora oferecem o melhor da gastronomia dos Países Baixos, como o pannekoek (panquecas), eisbein (joelho de porco), batata holandesa, o vis holand (peixe holandês) nas versões vis en friet (peixe frito) e zure haring (feito com a sardinha fresca maturada), diny rosti (batata pré-cozida, ralada com bacon e especiarias e recheada com salsichões), festival stamppot (purês típicos acompanhando dois salsichões) e stamppot wortel (purê de batata com cenouras e carne de porco e molho de cerveja).

Como sobremesa ou nas confeitarias, as sugestões são os doces e as bolachas, como o poffertjes (minipanquecas doces), speculaas (bolacha feita a partir da mistura de especiarias, com acentuado gosto de canela), stroopwafel (waffel recheado com caramelo de melaço de cana) e vlaai de damasco (waffel recheado com damasco), entre outros.

Sobre a Expoflora
A Expoflora é a maior exposição de flores e de plantas ornamentais da América Latina. O evento recebe, anualmente, cerca de 300 mil visitantes. Entre as atrações estão a Exposição de Arranjos Florais; a Mostra de Paisagismo; as tradicionais Parada das Flores e Chuva de Pétalas; o Passeio Turístico por Holambra, que inclui a visita a um campo de flores; as danças típicas; o Shopping das Flores e a culinária holandesa, além de parque de diversões e visita ao Museu de Holambra. O evento tem o patrocínio da Coca-Cola, Crystal, Amstel, Ultragaz, Porto Seguro Auto e o apoio da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Holambra e do Banco do Brasil.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.