13/06/2017

Estudantes de Holambra se destacam em concurso internacional

Ao todo, 27 estudantes receberam medalhas pelo desempenho positivo na competição de matemática

Leonardo Saimon

Os estudantes da Escola São Paulo, em Holambra, se destacaram em um importante concurso internacional de matemática e receberam medalhas nesta segunda-feira (12) pelo desempenho positivo na competição. Ao todo, 299 alunos do ensino Fundamental e Médio da instituição participaram do evento que contou com mais de 280 mil inscritos em todo o Brasil.

A instituição participa pelo quarto ano consecutivo da prova, e pelo menos 500 escolas de todo o Estado fizeram parte do concurso. Outros 52 países também tiveram representantes na competição.

IMG_5557-1497292096

A prova ‘Canguru de Matemática’ ocorreu no dia 16 de março deste ano, mas somente esta semana os estudantes holambrenses receberam as medalhas. Ao todo, 27 alunos de Holambra se destacaram no concurso. Dois com medalhas de ouro, sete de prata e 18 de bronze. No Brasil,  apenas 1% ganha medalha de ouro, 2% ganham medalha de prata e 3% ganham medalha de bronze.

Segundo a organização do evento no Brasil, o intuito não é realizar disputa entre as escolas e nem entre os países participantes, mas sim incentivar que outros estudantes façam parte do evento. “O concurso visa atrair o máximo de estudantes possível, com a finalidade de mostrar-lhes que a matemática pode ser interessante, útil e mesmo divertida”, explica a organização.

IMG_5585-1497292116

A prova acontece na própria escola e possui três níveis de dificuldades. Para tanto, a competição é dividida em seis categorias que enquadram os alunos desde o ensino Fundamental até o Médio. Cada instituição recebe apenas as notas e colocações dos próprios alunos.

Sandro Ferreira, coordenador do concurso na escola, atribui o resultado ao desempenho conjunto dos alunos, dos pais e da escola. “Dedicação e responsabilidade dos alunos, compromisso e qualidade da formação dos professores e principalmente à parceria com os pais dos alunos que contribuem muito incentivando, orientado, cobrando e participando efetivamente da formação de seus filhos”, elenca.

Canguru da Matemática

O “Canguru de Matemática” é uma competição diferente, uma espécie de jogo. Estudantes dos 7 aos 18 anos podem participar do evento em seis diferentes categorias, resolvendo de 24 a 30 questões de múltipla escolha, o tempo varia segundo o país. O ‘Canguru’ não é somente para os melhores estudantes de Matemática. O resultado disso reflete no número de competidores. Em 2012, o concurso contou com cerca de seis milhões de inscritos. Ao todo, 52 países integram a Associação Canguru Sem Fronteiras, entidade responsável pelo evento.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.