11/04/2018

Estudantes da UniFAJ participam do Desafio Escola de Negócio & SICREDI

Evento aconteceu entre os dias 23 e 30 de abril

Informe Publicitário

Entre os dias 23 e 30 de abril, os alunos da Escola de Negócios UniFAJ, que abrange os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Logística e Marketing, participaram do Desafio Escola de Negócios & SICREDI, que propunha aos alunos integração entre todos os semestres dos cursos, ou seja, cada grupo formado por cinco pessoas teria que ter necessariamente um aluno do primeiro semestre. Nesses dias intensivos de muitas pesquisas, os alunos contaram também com a consultoria dos professores. Foi então proposto o estudo de caso sob o tema Os desafios do Cooperativismo de Crédito no Brasil que foi levado aos alunos em parceria com o programa PROIDEIA, liderado pelo professor Vinícius Bastelli.

A iniciativa da Escola de Negócios foi devido a identificação na SICREDI – Cooperativa de Crédito, um parceiro que poderia desafiar os mais de 300 alunos dos cursos a desenvolverem um projeto de solução de caso para as Cooperativas de Crédito no Brasil.

Segundo o professor Vinícius Bastelli, gestor do PROIDEIA, o desafio foi um instrumento de aprendizagem viabilizado a partir do estreitamento dos laços da Escola de Negócios da UniFAJ com as organizações regionais, que ao final propiciaram aos alunos reflexões sobre um estudo de caso real sob a validação do cliente final. A metodologia aplicada pelos cursos possibilitou ainda a divulgação do programa acadêmico, que apoia todos os alunos e alumni da UniFAJ no desenvolvimento dos seus projetos de vida, a partir de orientações assistidas. Já o professor José Luis Francisco, que ministra aulas para Ciências Contábeis e Administração, a experiência foi enriquecedora.  “Achei interessante a iniciativa; acaba por enriquecer e muito o conhecimento dos alunos, além da interação proposta e a troca de ideias”, pontuou o professor José Luis Francisco, dos cursos de Ciências Contábeis e Administração.

Sendo essa a primeira edição do desafio, a ideia da Escola de Negócios é tornar uma atividade periódica na instituição, abrindo portas para outras empresas trazerem os seus casos. “Neste estudo os alunos tiveram a oportunidade de colocar em prática todos os conhecimentos que os cursos de gestão da Escola de Negócios proporcionam, como liderança, retorno de investimento, solução de problemas, empreendedorismo entre outras tantas”, destacou o aluno de Administração, Erivelton Proêncio.

Para o professor Edison Batista dos cursos de Logística, Marketing e Administração, “os alunos puderam interagir entre os semestres, os professores puderam atuar como consultores diretos em suas ideias, e a UniFAJ mostrou-se eficaz ao gerar interação entre instituição/sociedade de uma forma dinâmica, num ambiente acolhedor”, afirma o docente, dando grande credibilidade também ao ambiente no qual o aluno é exposto, pois o layout de estudo é estruturado para trazer a motivação, utilizando cadeiras coloridas, um ambiente arejado, paredes e banners temáticos. “Tudo foi além na minha expectativa, seja no volume de alunos envolvidos, seja nas ideias discutidas e mesmo na qualidade das entregas”, conclui o professor Edison.

O professor dos cursos de Marketing e Administração, Alexandre Campos destaca que o“Desafio Sicredi pode trazer ao aluno uma prática de mercado real, despertando o espírito empreendedor e trazendo ideias e retorno para a empresa e clientes. A experiência dos professores que trabalharam como consultores também foi um diferencial na busca do futuro na prática, lema da UniFAJ”, aponta.

Os cinco melhores trabalhos serão eleitos pelo corpo docente da Escola de Negócios até o dia 9 de abril, e classificados para a segunda fase. A próxima etapa contará com um corpo de jurados composto pela diretoria da Sicredi, no dia 18 de abril e o resultado final, será eleito pela diretoria da Sicredi até o dia 25 do mesmo mês e então o grupo de alunos vencedores dividirão o prêmio de R$ 3.000,00 em caderneta de poupança. A entrega da premiação será realizada no novo prédio da instituição da Sicredi, Força dos Ventos.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.