28/11/2017

Estudante de gastronomia da UniFAJ destaca importância da graduação e do estágio para a carreira

Mercado de alimentação saudável movimenta R$ 15 bilhões por ano no país

Informe Publicitário

A gastronomia é uma das profissões que mais ganha status e espaço no Brasil. Um dos maiores indicadores são os inúmeros programas de tevê que abordam o assunto, como reality shows, dicas e receitas, festivais e feiras gastronômicas. Isso acompanhado de uma das maiores tendências no setor atualmente: a saudabilidade, movimento que tende a se consolidar e que não deve ser passageiro, pois acredita-se que esse é o futuro da alimentação. Basta mencionar que o mercado de alimentação saudável movimenta R$ 15 bilhões por ano no país. As vendas nesse segmento dobraram no último ano.

Outro comportamento que evidencia o ótimo momento do setor, é que, além da busca por produtos que apresentem aspectos práticos e saudáveis para o consumo, a alimentação fora do lar é uma prática incorporada no cotidiano de muitas pessoas. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 40% dos brasileiros se alimentam fora de casa pelo menos em algum momento do dia. Em média, a população brasileira gasta 30% do orçamento destinado à alimentação em refeições fora de seu domicílio.

“Os consumidores de alimentos saudáveis são informados, exigentes, buscam transparência e responsabilidade socioambiental como valor agregado. Saudabilidade e prazer – é o que o consumidor valoriza cada vez mais na experiência gastronômica. Ele busca o prazer de preparar o alimento, compartilhar receitas, degustá-las com amigos e familiares, ampliando, assim, a experimentação de alimentos e bebidas saudáveis, étnicos, exóticos e mais elaborados”, disserta Aine Assunção Santos, 19 anos, aluna do 4º semestre do curso de gastronomia da UniFAJ.

A jovem, que mora em Santo Antônio de Posse (SP), revela que a gastronomia sempre esteve presente na sua história, mas que nunca a idealizou como profissão e sim como um hobby. “Minha família tem como hábito reunir-se para cozinhar e conversar, minhas melhores lembranças são ao redor de uma bela mesa”, rememora.

Aine revela que em princípio pensou em estudar música ou dança, pois toca violoncelo desde os 8 anos e dança desde os 7. “Ao longo do tempo fui percebendo que ambas as coisas (música e dança) me traziam prazer apenas quando eram feitas sem nenhuma obrigação, sem precisar realiza-las com frequência”, confessa.

Faculdade e estágio

Nem música, nem dança. Aine optou mesmo por cursar gastronomia. E a escolha pela instituição de ensino foi motivada depois de contatos que teve com a faculdade.

“Minha tia graduou-se em turismo na UniFAJ e meu namorado esta cursando arquitetura e urbanismo lá também. Em 2015 estive no evento UniFAJ Aberta e gostei muito da estrutura da faculdade, participei de várias palestras e apresentações, fiz contato com alguns professores e criei uma empatia com a instituição. Em fevereiro de 2016 comecei a cursar gastronomia”, conta.

Aine diz que a ideia que tinha do campo de atuação de um gastrônomo era muito restrita, pois, para ela, o chef de cozinha era o mais conhecido na área. “Mas com diversas matérias práticas e teóricas o universo gastronômico se abriu. Hoje sei que posso atuar como consultora, gestora de A & B, personal chef, docente de gastronomia, aplicar treinamentos, elaborar cardápios, prestar assessorias, entre outros.”

O próximo passo da jovem foi ir a campo adquirir experiência. “Tive a oportunidade de fazer meu estágio no Bier Trunk Pub Bar na cidade de Holambra. Mesmo tendo tido experiências práticas na faculdade, o estágio foi de grande importância e impacto, o ritmo real de funcionamento de uma cozinha não pode ser passado integralmente em aula”.

Aine conta que pode acompanhar de perto o dia a dia do estabelecimento que é um diferencial na cidade de Holambra, uma cidade com influência holandesa que recebe muitos turistas aos finais de semana.

“Em Holambra pode-se encontrar restaurantes, cafeterias, padarias e confeitarias, mas não possui pubs ou choperias como a Bier Trunk Pub Bar. Os pratos e porções da choperia são parecidos com os pratos de outros restaurantes, mas a variedade de bebidas é realmente única, o ambiente é bem descontraído, há um espaço kids, no ambiente interno há uma pequena tabacaria onde é possível encontrar os melhores charutos do mundo, sempre há shows ao vivo e cover do Elvis Presley, o que é outro diferencial”, descreve a futura gastrônoma.

“Minha formação na UniFAJ e meu estágio no Bier Trunk Pub Bar me ajudaram na formação de meu histórico profissional e me fizeram ter uma ideia do que farei no futuro”, afirma Aine.

Os interessados em fazer estágio curricular e/ou trabalhar remunerado no atendimento ou auxiliar de cozinha no Bier Trunk Pub Bar Holambra devem enviar currículos para [email protected]


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.