02/07/2016

É hora de procurar Dory

Animação da Pixar explora – com a fofura de sempre – um tema complexo e atual

Finalmente a espera chegou ao fim. Cinco anos atrás, quando a notícia de que um filme, cuja protagonista seria a peixinha Dory, seria produzido e que a sua estreia seria em 2016, milhares de adultos – sim, adultos – aguardaram ansiosos pelo tão mágico ano. Mas por quê? Bom, esses adultos eram somente crianças quando o filme ‘Procurando Nemo’ estreou em 2003 e, desde então, a história do pai solteiro que não mede esforços para reencontrar seu filho, na companhia de uma simpática e esquecida peixinha, chamada Dory, continua sendo contada.

1544

Para os adultos de hoje, e que desde 2003 aguardaram por essa nova aventura, a boa notícia é que, como de costume, os estúdios de animação Pixar conseguem explorar um tema complexo, porém regado de fofura. Dory é muito simpática, muito falante, mas tem uma pequena deficiência: uma deficiência intelectual.

O que no primeiro filme poderia ter sido apenas um motivo de risada, nesse filme, em que Dory não é personagem coadjuvante, é explorado em todos os seus desafios, que, por maiores que sejam, transtornam o dia de um portador.

As animações Pixar sempre conseguem explorar delicadamente um tema que necessite de mais atenção, mais discussões, principalmente entre crianças. Mas os adultos também são o público alvo das animações do estúdio, pois também precisam, de vez em quando, refletir sobre temas simples, mas que passam desapercebidos pelos turbilhões de afazeres do dia a dia.

FINDING DORY

A adorável Dory, na animação, irá atrás de seus pais, em busca de sua história. Portanto, o passado até então desconhecido sobre a vida de Dory será tema central do filme inteiro. Aparições de personagens do filme ‘Procurando Nemo’ são garantidos e a trama é realmente muito boa e prazerosa.

A falta de memória de Dory pode ter sido motivo de risadas e gozações anteriormente, mas sua deficiência será ponto chave e ponto de discussão real ao longo da animação. Se para Dory, uma simples peixinha, sua deficiência já provoca diversos desafios, imagine para uma pessoa, um humano, em sua rotina, cercado por outras pessoas que não entendem a seriedade e complexidade da deficiência intelectual.

size

Apesar da seriedade do tema, o filme não vai chocar nenhuma criança. Para elas, essa discussão talvez passe desapercebida. Contudo, é bem interessante abordarmos o assunto. Afinal, quais os limites impostos para alguém com problemas de memorização? Para Dory, isso não a impediu de atravessar o oceano.

finding

Direção: Andrew Stanton, Angus MacLane

Elenco: Ellen DeGeneres, Albert Brooks, Idris Elba

Gêneros: Animação, Comédia

************************************************************

10273231_10201025254673327_5337772269456958905_o

Verônica Lazzeroni Del Cet é estudante de Letras na Unicamp


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.