05/02/2017

Diretora fala sobre desempenho da Educação em Holambra

Fabiana Alves Camilo pondera trabalho que desempenha á frente da pasta com maior investimento

Leonardo Saimon

A Rede Municipal de Educação de Holambra obteve resultados expressíveis no ano passado. Segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Holambra ostenta, hoje, uma Educação vista em países do primeiro mundo.

Apesar do bom desempenho, a cidade ainda sofre com falta de vagas nas creches. No ano passado, o Portal Holambrense ouviu mães que reclamavam da demora em conseguir vagas para crianças. Recentemente, vereadores denunciaram problemas estruturais em prédios de algumas escolas da cidade.

Para conversar sobre estes e outros assuntos, o Portal conversa esta semana com a diretora municipal de Educação Fabiana Alves Camilo. Durante a entrevista, a diretora fala do papel da pasta no município e dos desafios de estar à frente do departamento que mais recebe investimento em Holambra.

fabiana3-1485965385

Fabiana, Quais os impactos da Educação no indivíduo e na sociedade em sua concepção? Eu entendo e acredito, com grande convicção, que a Educação é transformadora. É somente através da boa formação de crianças e jovens que podemos promover avanços efetivos do ponto de vista social, com cidadãos mais preparados para contribuir com sua comunidade e conscientes de seus direitos e deveres. Ela, a Educação, é fundamental, portanto, para o desenvolvimento coletivo de uma sociedade melhor e mais justa.

O acompanhamento dos pais influencia no desempenho dos alunos na escola?
Com toda a certeza. O acompanhamento permanente das atividades escolares e o incentivo dos pais e familiares ao estudo são essenciais para o despertar do interesse dos estudantes e para a melhora do desempenho deles em sala de aula. Em Holambra, a Educação desenvolve diversas iniciativas voltadas à aproximação da família ao ambiente escolar, e fazemos isso justamente por ter esse entendimento de que a participação deles está diretamente ligada ao resultado que atingimos na formação dos nossos alunos.


“Eu entendo e acredito, com grande convicção, que a Educação é transformadora”


Diretora, o prefeito garantiu que Educação será prioridade para os próximos quatro anos. Como você encara o desafio de estar a frente da pasta que deve receber atenção especial no segundo mandato do Dr. Fernando? Com muito otimismo e tranquilidade. O departamento e toda a equipe de diretores, coordenadores, professores e agentes sempre trabalharam com comprometimento integral ao ensino e à formação dos estudantes. A Educação nunca deixou de ser prioridade. Atingimos resultados muito expressivos nos últimos anos e queremos, a partir de agora, que a Educação vá além. Que sirva efetivamente como uma ferramenta de formação não apenas educacional, mas individual e coletiva em nossa cidade.

Atualmente, a rede municipal de Holambra conta com quantos alunos? A rede municipal, da educação infantil ao Fundamental II, atende aproximadamente 2.400 alunos, metade deles em período integral.

fabiana2 (1)-1485965402

Quantas escolas e creches da rede municipal há em Holambra? Holambra conta hoje com 13 unidades de ensino – seis creches e sete escolas – e uma nova creche em fase final de construção.

No ano passado, o Portal Holambrense noticiou as dificuldades das mães em achar vagas para seus filhos em creches do município. Holambra ainda sofre desse problema? Sim, a demanda por vagas em creches é crescente. Adotamos nos últimos anos uma série de ações para aumentar o número de vagas disponíveis. A ampliação do atendimento, no primeiro mandato, foi de aproximadamente 60%. Isso sem contarmos as 130 novas vagas que serão geradas a partir da entrega da nova unidade. A fila de espera que temos hoje, de pouco mais de 100 crianças, deverá ser atendida nos próximos meses a partir da reorganização feita no início do ano letivo e da entrega da nova creche no bairro Groot.


“A Educação nunca deixou de ser prioridade”


Como você avalia a Educação no município? Temos na rede municipal de Holambra uma estrutura diferenciada, uma realidade que não é comum em outras cidades. Nas creches, por exemplo, o transporte gratuito recolhe as crianças em suas casas e segue monitorado até a unidade de ensino. Lá, além das atividades pedagógicas, os alunos dispõem de café da manhã, frutas, almoço, lanche da tarde e jantar, sem produtos industrializados. Aqueles que ainda usam fraldas recebem das agentes escolares cuidados de higiene, com banho e seis trocas diárias, até serem transportados de volta às suas casas no período da tarde. Além dessa estrutura de acolhimento, o departamento conta com profissionais muito capacitados para oferecer aos estudantes holambrenses de todas as idades uma oportunidade de ensino de qualidade. Não por acaso, atingimos no ano passado o índice do IDEB apontado como meta para 2021. Recebemos do Tribunal de Contas em 2015 a nota máxima de eficiência no ensino e tivemos, no mesmo ano, um resultado grandioso na Avaliação Nacional de Alfabetização, com 95,7% dos estudantes aptos a ler e escrever até o 3º ano do Fundamental. Há, é claro, um longo caminho que pode e será percorrido para que possamos melhorar ainda mais a Educação em Holambra. Mas estou segura de que estamos no caminho certo.

Quanto foi investido no setor nestes últimos anos? O município tem investido forte na Educação. Isso possibilitou uma série de melhorias nas escolas e creches existentes, a construção de novas unidades, a troca do mobiliário escolar e diversas outras ações voltadas ao aperfeiçoamento da questão pedagógica. Em 2016, por exemplo, o setor recebeu investimentos da ordem de R$ 21 milhões, cerca de 28% do orçamento municipal.

fabiana42-1485965496

Quais projetos foram implantados no município destinados à Educação? O desenvolvimento de novos projetos, na Educação, é permanente. E é importante que seja assim. Posso citar alguns dos mais recentes e que tiveram resultados muito positivos. Primeiro, o Escola da Família, que abriu as portas das unidades para que pais, mães e parentes pudessem acompanhar as atividades desenvolvidas pela criança em sala de aula, aproximando a família do convívio e incentivando a participação dela nos exercícios diários dos alunos. Outra iniciativa importante é o projeto Gota D’Água, desenvolvido por meio de parceria com a Agência das Bacias PCJ, voltado à conscientização dos alunos sobre o uso da água e a preservação do meio ambiente. É importante destacar também o projeto de Contação de Histórias, que estabelece um hábito de leitura regular, e o União Faz a Vida, que trouxe, por meio de parceria com a Cooperativa Sicredi, uma dinâmica de trabalho diferente que busca focar o trabalho dos professores no interesse e na vocação de cada aluno. Tivemos também ações de reflorestamento em conjunto com a EMBRAPA. O apoio externo, para a Educação, é muito importante e efetivo.

Qual o maior desafio a ser enfrentado dentro da secretaria de Educação? O grande desafio de todo educador é conscientizar a sociedade e as famílias a respeito da importância da Educação e de uma participação mais efetiva de todos nesse processo. Com isso, estou certa de que venceremos com mais serenidade outros desafios importantes do setor como a melhoria permanente da qualidade do ensino.


“A demanda por vagas em creches é crescente”


Holambra teve um desempenho positivo no índice do IDEB. Como você analisa essa conquista? Os resultados alcançados pela Educação são fruto da dedicação dos profissionais, do acompanhamento pedagógico constante, de iniciativas voltadas à melhoria da estrutura de ensino como a redução do número de crianças por sala, entre outras coisas. A participação do poder público com investimentos é muito importante, mas essa é uma conquista coletiva.

Quais projetos estão previstos a curto prazo para Holambra? Estamos trabalhando em um novo projeto que será, sem dúvida alguma, muito importante para o desenvolvimento da Educação e para a melhoria da qualidade de vida dos holambrenses como um todo. Vamos falar mais sobre isso nos próximos meses.

……………………………………..

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.