18/09/2016

Diretora do Jardim Primaveras em Holambra fala sobre desempenho da escola no IDEB

Maria Teresa de Castro Cerqueira explica como a escola conseguiu alcançar notas de países de primeiro mundo.

Leonardo Saimon

Holambra recebeu na quinta-feira (08) o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2015. O indicador criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) foi instituído a fim de medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvido. Contudo, a unidade Jardim das Primaveras, instalada no Centro da cidade e avaliada desde 2005, obteve a maior média de sua história, com nota 6.7 e a maior do município. Logo atrás, a escola Recanto das Palmeiras, por sua vez, alcançou 6.2, superando sua primeira avaliação de 5.9 em 2013.

Em números significa dizer que Holambra alcançou níveis de países de primeiro mundo. Por isso, esta semana o Portal Holambrense conversa com a diretora Maria Teresa de Castro Cerqueira. Graduada em Pedagogia, Maria Teresa também possui pós-graduação – Lato Sensu em Libras e Educação de Surdos, e Psicopedagogia Clinica e Institucional. Há dois anos à frente da direção da escola, Maria Teresa também atuou como coordenadora pedagógica no Município. “A educação é um direito fundamental e subjetivo para o ser humano. Por meio dela garantimos um desenvolvimento social, econômico e cultural”, afirma a diretora.

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Quais os impactos da Educação no indivíduo e na sociedade em sua concepção? A educação é um direito fundamental e subjetivo para o ser humano. Por meio dela garantimos um desenvolvimento social, econômico e cultural. Temos muitos impactos na Educação e esses são de suma importância: promover um crescimento pessoal e intelectual ao cidadão, oferecendo acesso ao conhecimento de mundo e permitindo que torne se critico, criativo e atuante de modo significativo em qualquer esfera no contexto em que viva. Quanto mais o ser humano estudar, melhores serão suas oportunidades no mercado de trabalho. A escola precisa trabalhar na diversidade e o educador precisa ser o mediador na conexão dos conteúdos a serem trabalhado com a realidade dos educandos na transmissão das informações diante da sociedade para, assim, torna-la mais justa.

No Brasil, o índice na Educação não foi tão positivo. Quais são os maiores problemas na Educação brasileira? Falta de investimento na educação básica, alguns pais afastados da realidade escolar do filho, professores mal remunerados, alunos desinteressados, além da extensão de nosso país onde vemos discrepância das políticas públicas.

Como a senhora avalia a Educação em Holambra? A Educação de Holambra vem se destacando com resultados positivos ano após ano, isso se mostra nos resultados do IDEB que vem aumentando toda vez que essa avaliação externa é aplicada, tanto que no ano passado a Rede Municipal superou todas as metas estabelecidas. Os profissionais que atuam na rede são altamente qualificados, dedicados, comprometidos, responsáveis e não medem esforços para transmitirem um ensino de qualidade aos alunos. Também temos apoio por parte da Prefeitura e do Departamento de Educação, o que permite que ofereçamos um ensino de qualidade.

A escola Jardim Primaveras teve o melhor desempenho em toda a história da instituição no índice do IDEB. A que você atribui este resultado? Extraordinário. Isso mostra a capacidade que nossas crianças têm. Isso tudo é resultado de uma série de trabalhos realizados pela escola como diálogo entre os professores, funcionários, direção e coordenação pedagógica; reuniões com os docentes em HTPC voltados a exercícios extraídos da Prova Brasil; simulados aplicados aos alunos nos quatro bimestres; análise dos resultados obtidos e discutidos em grupo/individualmente com os professores, de modo que aluno por aluno era assistido pela escola, e logo a equipe se mobilizava a solucionar tais defasagens, com exercícios específicos e aulas de reforço contínuo; contra turnos que aprofundavam os conhecimentos que eram adquiridos em sala de aula. Acreditar no potencial dos professores e alunos foi o diferencial da E.M. Jardim das Primaveras no resultado do IDEB.

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Você esperava este resultado? Esperava um resultado positivo sim, pois foi desenvolvido na escola um trabalho com muita dedicação e equidade.

A escola também se destacou entre as demais escolas da cidade. Existe algum método aplicado aqui que se diferencie das demais? No ano passado tínhamos sete turmas de 5º anos e 151 alunos matriculados, a maior escola da Rede. Isso torna o trabalho ainda mais complexo, entretanto o motivo que nos levou a esse resultado foi acreditar no potencial dos alunos, além de desenvolver um relacionamento de respeito e confiança com os professores, dando suportes necessário aos docentes, priorizando a identificação de dificuldades dos educandos, um a um. O resultado não poderia ser outro.

A escola conta com quantas crianças? Atualmente com 608 alunos.

De quais séries? Do primeiro ao quinto ano

O acompanhamento dos pais também influencia para que o resultado seja positivo no desempenho dos alunosÉ primordial o acompanhamento de pais/responsáveis no desenvolvimento satisfatório dos alunos. A criança percebe que escola e família estão trabalham em parceria em seu desenvolvimento. Assim sendo, involuntariamente ela percebe a importância que a Educação tem em sua vida. As crianças se desenvolvem aprendendo com o seu referencial, e quem é o referencial a ela? Sua família. Isto posto, pode-se afirmar quão importante é o contato entre família /escola para os menores.

A prova avalia apenas os conhecimentos de Português e Matemática. Na sua concepção, apenas estas duas disciplinas conseguem definir a qualidade de ensino da instituição? Existe um currículo a seguir nas escolas brasileiras que são adotados para tais fins, e assim mesmo sofre algumas alterações para respeitar o regionalismo. As disciplinas e os conteúdos das mesmas também são modificados com o passar do tempo, por diversas necessidades, principalmente por mudanças que o homem sofre no decorrer dos anos. A adequação é fundamental na Educação, para atender as modificações que o ser humano sofre. Com isso, nos currículos exigidos pela Prova Brasil, temos as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, que cada um tem o seu objetivo formar no aluno, a escrita da língua e interpretação de vários gêneros textuais e o raciocínio lógico, e semelhante a isso dizemos que há a interdisciplinaridade, que é a junção de todas as disciplinas em um tema comum, ou seja, numa noticia jornalística temos a informação escrita em si (Língua portuguesa), leitura de tabelas, gráficos e dados  (matemática), informações sobre nosso país e mundo (geografia), fatos que antecederam ao determinado fato (história), comportamento humano (sociologia), enfim,as outras disciplinas não estão sendo avaliadas de uma forma explícita, porém implícita.

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Existe algum diferencial entre os alunos que obtiveram as maiores notas dentre os alunos não tiveram um desempenho tão alto, que lhe chamou atenção? Cada aluno chega na escola com conhecimentos prévios, e estes são estimulados na escola. Acredito que cada um teve seu melhor resultado.

Quais aspectos na Educação em que Holambra precisa melhorar? Como já mencionado anteriormente, a Educação sofre mudanças dia a dia, e não há um método efetivo que possa atender todas as instituições. O que vale é ter uma escola que assista o aluno e que o respeite e faça de suas dificuldades um desafio prazeroso, além de criar nos professores uma relação de confiança e um bom diálogo. A direção escolar e coordenação pedagógica devem caminhar com os docentes e saber ouvir para que juntos busquem soluções efetivas para a melhoria da Educação.


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