06/06/2017

Diretor do Meio Ambiente de Holambra fala sobre situação das caçambas

Tema voltou a reverberar em sessão nesta segunda-feira

Leonardo Saimon

Em depoimento ao Portal Holambrense, o diretor municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Nilson Marconatto, comentou sobre a situação das caçambas no município depois que o tema voltou a reverberar em tribuna nesta segunda-feira (5). Marconatto também esclareceu a situação do pregão para adquirir os novos equipamentos e a retirada das antigas caçambas de vários pontos da cidade. O diretor afirmou ainda que o tema se trata de “uma polêmica desnecessária”.

Durante a décima terceira sessão da Câmara de Holambra, o vereador Cido Urso (PTB) apresentou um requerimento em que cobrava explicações de Marconatto sobre a real situação das caçambas. Segundo o parlamentar, ainda havia questões a serem esclarecidas pelo Executivo. O documento, no entanto, foi rejeitado por três votos favoráveis e cinco contrários. O petebista asseverou que, caso Marconatto não esclareça o assunto aos parlamentares, ele entrará no Ministério Público (MP) para saber se houve ou não mau uso do dinheiro público.

CAMARAMUNICIPAL-2-1496714446-1496749549

“A Câmara rejeitou o requerimento, mas fez uma pressão para que o diretor viesse conversar com os vereadores sobre as provas que nós temos. Existem indícios que mostram que o prefeito mentiu no requerimento mandado pela Câmara do Vereadores. Se houve ou não mau uso do dinheiro público”, sustentou o petebista.

O diretor disse ver essa situação como articulação política. “Há uma disputa, normal da política, sei muito bem como isso funciona. Tenta se levantar dúvida no trabalho da gente. Eu tenho nome a zelar no nosso município. Está se levantando uma polêmica desnecessária”, declarou.

Nilson Marconatto sugeriu que as controvérsias surgiram, possivelmente, porque, no início, o Executivo pensou em fazer um orçamento de custo mínimo, mas que o dono da empresa TBS, proprietária das caçambas, não quis receber pelo equipamento.

“Em conversa com o prefeito, nós tomamos o seguinte cuidado, se eu comprar essa caçamba e [o projeto] não funcionar, eu estaria jogando fora o dinheiro do município. Em conversa com o Guilherme [dono da TBS], perguntamos se ele podia nos ajudar nesse sentido já que ele estava parando com as atividades da caçamba”, atestou. Segundo cálculos estimado pelo diretor municipal de Agricultura e Meio Ambiente, o orçamento anual da caçamba estaria em torno de R$ 80 mil.

CAMARAMUNICIPAL-7-1496714458-1496749567

Caçambas retiradas

Quanto às caçambas que foram retiradas, Marconatto informou que a medida foi necessária porque o dono da TBS estava vendendo os equipamentos e, por isso, elas foram devolvidas. Ele explicou que apenas cinco caçambas ficaram na cidade em pontos próximos a órgãos públicos.

Novas caçambas

Com o pregão finalizado, o diretor revelou que 36 novas caçambas serão adquiridas pela Prefeitura e que o projeto deve ser efetivado até o mês que vem. Segundo ele, o Imigrantes deve receber a maior parte deste equipamento por ser o bairro mais populoso do município. Além disso, Marconatto alegou que o Projeto Ecoponto deve gerar mais economia para o município.

“A cooperativa nos doou sacos de ráfia para ter uma identificação separado do recolhimento do lixo orgânica. Vamos distribuir as cartilhas junto com esse saco de ráfias, pediremos à população que colabore. Definiremos uma data para recolher esse material reciclável e ensinar como que deve entregar”, corroborou.

CAMARAMUNICIPAL-14-1496714476-1496749589

 Entenda o caso

Em março deste ano, vereadores efetuaram um requerimento solicitando, caso houvesse, o orçamento que vinha sendo gasto nas caçambas e o porquê delas estarem abandonadas. O Portal Holambrense também noticiou que parte dos depósitos seguiam sem uso no lixão do município. Ao Portal, a Prefeitura informou que as mesmas haviam sido alugadas e retiradas, temporariamente, para posterior implantação e que elas passariam por manutenções.

Em resposta aos vereadores, o Executivo alegou que a empresa cedeu os equipamentos ao município sem custo algum aos cofres públicos. E que havia aberto um processo de licitação para adquirir novas caçambas à cidade. A Prefeitura, então, voltou atrás e disse que havia se equivocado com relação ao aluguel das caçambas. No último domingo (4), o diretor do Conselho de Meio Ambiente (Comdema) voltou a comentar que as caçambas haviam sido locadas para Holambra.

O equívoco levou o parlamentar Cido Urso (PTB) a convocar o diretor de Agricultura e Meio Ambiente, Nilson Marconatto, a esclarecer a situação, mas o documento foi rejeitado. A diretora da Câmara Naiara Hendrikx (PMDB) disse que iria marcar para que Marconatto conversasse com os vereadores. Caso isso não aconteça, Cido (PTB) alegou que entrará com a documentação no MP para investigar o caso.

CAMARAMUNICIPAL-8-1496714460-1496749604

Leia também: 

 Caçambas do projeto Ecoponto em Holambra seguem abandonadas

Sem caçambas, lixo e entulho se acumulam nas ruas de Holambra

Prefeitura volta atrás e diz que caçambas foram cedidas a Holambra

Prefeitura responde requerimentos aprovados na Câmara de Holambra

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.