06/08/2017

Diretor de Saúde afirma que pretende ampliar serviços médicos em Holambra

Valmir Marcelo Iglesias fala sobre as três obras previstas ou em andamento no município

Da redação

Recentemente inclusa no convênio da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis, Holambra tem se mostrado ativa no setor da Saúde. Segundo o diretor da pasta, Valmir Marcelo Iglesias, a meta é “otimizar recursos para conseguir ampliar a oferta de serviços existentes e criar novos serviços ou procedimentos”. Assim, Iglesias avalia o cenário da Saúde no município como positivo e acredita que os bons resultados advêm da boa comunicação entre Prefeitura e comunidade.

Atualmente, a ‘Cidade das Flores’ conta com três obras previstas ou em andamento. São elas: a reforma e ampliação do PSF Palmeiras, uma nova unidade em fase de construção no bairro Jardim das Tulipas e um polo para Academia da Saúde que está sendo construído atrás do PSF Santa Margarida.

Além dos empreendimentos em andamento, o entrevistado deste domingo (6) também falou sobre o valor de R$ 260 mil que o município recebeu para a reforma e ampliação do posto de saúde do Bairro Palmeiras, o qual ainda não teve as obras iniciadas.

Leia na íntegra a entrevista:

Como você avalia o atual cenário da Saúde em Holambra? Avalio de forma positiva. A saúde avançou muito nos últimos anos. Inauguramos duas unidades novas para o programa saúde da família, passando a contar com quatro unidades adequadas para o atendimento em atenção básica, com atendimento ambulatorial agendado para médicos clínicos, pediatras e ginecologista. Além de dentista, nutricionista, entre outras especialidades básicas em todos esses postos. A Policlínica passou por uma grande reforma, proporcionando ambiência adequada para os serviços prestados. Além do pronto atendimento 24h. Do serviço de resgate e transporte, que passou a contar com uma frota nova e mais adequada, e da farmácia central. Ampliamos a oferta de especialidades a partir da contratação de médico vascular, oftalmologista, cardiologista, ultrassonografista e neurologista, fora as especialidades já existentes. Uma importante conquista para o departamento foi a adesão do município ao consórcio Cismetro, que nos possibilita oferecer serviços e procedimentos complementares.

valmir2-1501958543

Quais suas principais metas à frente da Secretaria de Saúde do município? Trabalhar a prevenção e promoção de saúde de forma ativa. A adesão à Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis vem ao encontro dessa necessidade. Otimizar recursos para conseguir ampliar a oferta de serviços existentes e criar novos serviços ou procedimentos também é um dos nossos objetivos, assim como a permanente humanização do atendimento, criando um ambiente em que os profissionais sejam técnicos e humanos no acolhimento de quem procura pelo serviço de saúde.

Em maio, foi anunciado que o município recebeu R$ 260 mil para a reforma e ampliação do posto de saúde do Bairro Palmeiras. O que a reforma acrescentará à unidade e quando ela será iniciada? Essa reforma permitirá o aumento do espaço físico, a instalação de novos consultórios e salas e a reforma geral da unidade, proporcionando melhor acolhimento aos usuários. O projeto já foi entregue e aprovado pela Secretaria de Saúde do Estado e agora aguardamos a autorização para abertura do processo licitatório.

Que outras reformas e inaugurações de unidades de saúde os holambrenses podem esperar enquanto você estiver à frente do Departamento de Saúde? Temos três obras previstas ou em andamento que beneficiarão o setor da Saúde em Holambra. Além da reforma e ampliação do PSF Palmeiras, já mencionada, temos uma nova unidade em fase avançada de construção no bairro Jardim das Tulipas, que é fruto de um investimento expressivo do Governo do Estado, e um polo para Academia da Saúde que está sendo construído atrás do PSF Santa Margarida com recursos do Governo Federal.

A 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza alcançou resultados acima da expectativa em Holambra. Enquanto isso, alguns municípios da região, como Artur Nogueira (SP), conseguiram apenas 70% da meta. A que se deve o resultado tão positivo da campanha na ‘Cidade das Flores’Acredito que a boa comunicação que a Prefeitura tem com a comunidade é fundamental para levar as campanhas ao conhecimento de todos. A confiança no serviço e nos profissionais da rede municipal de saúde também é um fator importante nesse bom resultado.

Holambra está entre os municípios com níveis intermediários de problemas ligados ao consumo de crack, segundo uma pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios. Como o Departamento de Saúde pode colaborar para amenizar esse quadro no município? O problema das drogas é geral e muito complexo. A rede de saúde do município oferece acompanhamento psicológico e psiquiátrico e, em alguns casos, encaminhamento para serviços de referência. Também são realizadas, em parceria com o departamento de Educação, atividades e palestras com o objetivo de prevenir e reduzir problemas relacionados ao consumo de drogas lícitas e ilícitas.

valmir1-1501958542

Recentemente, foi anunciado que os moradores de Holambra poderiam receber atendimento no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Amparo (SP). Que especialidades serão oferecidas no local e como os holambrenses podem ter acesso ao atendimento no AME? Serão em torno de 18 especialidades médicas, 20 exames de diagnóstico e 10 diferentes tipos de procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade. Serviços que estão sendo implementados pelo AME gradativamente. Todo agendamento é feito pela rede municipal de Saúde de Holambra, na Policlínica. Já estamos encaminhando, em média, 50 a 60 pacientes por mês a Amparo (SP). Essa parceria é e será muito importante uma vez que disponibiliza consultas e exames para os quais haviam espera. Foram agendados imediatamente, por exemplo, consultas com Endocrinologista e exames de Densitometria Óssea, cuja fila foi zerada. Com o aumento da oferta de procedimentos, o tempo de espera por agendamento diminui consideravelmente. A proximidade e facilidade de acesso também é um fator importante.

O Dia Nacional da Saúde foi comemorado neste sábado (5). A data tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância da saúde e dos cuidados com ela. Quais as principais ações de educação sanitária que Holambra tem oferecido à população, sobretudo aos mais jovens? As unidades de saúde da família, que são os PSF e as UBS, recebem regularmente pacientes de todas as idades, sendo capazes de detectar e orientar os moradores sobre os mais variados temas. Os agentes comunitários de saúde, que visitam periodicamente famílias de todo o município, levam informações importantes de saúde para dentro das casas. Em alguns casos, quando identificada a necessidade, esses agentes buscam outros profissionais para auxiliar no processo de educação e orientação em saúde. Realizamos periodicamente ações nas ruas, levando conscientização para mais perto dos moradores. O departamento de Educação é também um forte aliado no trabalho de levar educação sanitária aos jovens. As palestras e atividades educativas e de conscientização são constantes – e serão ampliadas a partir dessa nova iniciativa com a Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis.

Leia mais

Holambra assina convênio com Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.