21/04/2017

Delegada e comandante reforçam papel do policiamento em Holambra

Profissionais explicam função que desempenham em comemoração ao Dia Nacional da Polícia Civil e Militar

Da redação

A Delegada, Juliana Belinatti Menardo, e o Comandante da Polícia Militar (PM) de Holambra, Adriano Souza, estão à frente do policiamento do município. No Dia Nacional da Polícia Civil e Militar, esses profissionais reforçam o papel que desempenham na cidade. A tarefa nem sempre é fácil, mas gera resultados. O comandante Souza, por exemplo, se dedica somente a Holambra, e admite que a integração entre o policiamento é uma medida efetiva na cidade. Enquanto isso, Juliana estende sua atuação em outras delegacias da região.

interna 2-1468000706

“A Polícia Civil desempenha o papel de Polícia Judiciária e é a responsável pela investigação criminal. Quando um crime é cometido, é ela a responsável por elucidar esse crime, buscando o autor do delito, os vestígios deste crime e as circunstâncias em que ele ocorreu. Depois de tais elementos serem arrecadados de forma documental em um procedimento chamado inquérito policial, tais documentos são enviados à Justiça”, explica a delegada.

Atualmente, Holambra dispõe de um Auxiliar de Papiloscopia, um Investigador, um Escrivão e um Delegado. A equipe é auxiliada por funcionários concedidos pela Prefeitura local. “Hoje enfrentamos principalmente desafios relacionados a defasagem de funcionários. Outro desafio que dificulta o trabalho da Polícia é a legislação extremamente burocrática que beneficia a criminalidade”, admite Juliana.

Capa-1484931178

A PM, por sua vez, se divide em quatro grandes focos:  proteger pessoas, fazer cumprir as leis, combater o crime e preservar a Ordem Pública. “Os grandes desafios não só do Policial Militar, mas sim da Polícia como um todo, está em melhorar a eficiência na alocação dos recursos, oferecer melhores serviços à sociedade, reduzir os índices criminais e melhorar a qualidade de vida do cidadão”, entende o comandante.

21 de abril

Joaquim José da Silva Xavier, conhecido popularmente como Tiradentes, foi um ativista que morreu como mártir da Inconfidência Mineira no dia 21 de abril de 1792. A data é celebrada nacionalmente não apenas por Xavier ser conhecido com herói da nação. Por ele ser patrono da Polícia Civil e Militar, as comemorações se estende também a estas forças.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.