06/11/2016

Conheça a jovem de Holambra que desenvolve diversos projetos com ilustração

Jéssica Olmedo fala sobre desafios e conquistas que alcançou com o trabalho que realiza

Leonardo Saimon

interna-4-1478264513

Já dizia a sabedoria cristã: “a fé move montanhas”. E por confiar nessas palavras ditas pelo próprio Cristo, há mais de dois mil anos, Jéssica Olmedo acredita que pode ir mais longe. Embora jovem, a publicitária, de 22 anos, já cataloga diversas conquistas e dedica seu dom, também, a trabalhos voluntários.

Em um de seus feitos, a artista produziu uma série de ilustrações a fim de arrecadar recursos para ações humanitárias em 13 países da Europa.  Jéssica é natural de Mogi Guaçu/SP, mas há 14 anos vive em Holambra e conta que já se sente em casa. O trabalho como ilustradora já rendeu inúmeras experiências e uma delas está nos livros que integraram a coleção de uma editora na Bienal do Livro em São Paulo este ano.

As publicações nas redes sociais referentes a seus trabalhos arrancam elogios e tem repercutido bem mais do que ela imaginava. Além de desenhar, Jéssica finaliza as ilustrações no computador e, além disso, escreve.

Enquanto conversa, a jovem transpira espiritualidade e como cristã não hesita em atribuir suas conquistas a Deus. “Quando eu coloquei no Facebook sobre os meus livros, me surpreendi com as pessoas que me mandavam mensagem. Elas diziam que se voltaram a Cristo porque perceberam que só Deus poderia ter me abençoado dessa forma. Através de mim e do meu trabalho, elas queriam servir a esse Deus também”, pontua.

Como se deu o contato com o mundo da ilustração? Minha mãe desenhava para mim quando eu ainda era bebê. Era uma estratégia dela para me fazer comer. Minha mãe desenhava algo, me perguntava o que era aquela ilustração e quando eu respondia, ela aproveitava para colocar a colher na minha boca. Isso me incentivou a tentar desenhar como minha mãe. Meu pai sempre desenhou bem e era muito crítico quanto aos meus rabiscos, assim eu tive a oportunidade de desenvolver meu olhar crítico para o desenho e me aperfeiçoar. Meus pais sempre me apoiaram e acredito que foram o meu maior impulso para seguir nessa área, com a benção de Deus, é claro.

Quando que você decidiu que deveria se dedicar a isto de maneira profissional? Desde os meus três anos eu tinha certeza que queria trabalhar com ilustração e livros. Com oito anos de idade até peguei o telefone e liguei para algumas editoras oferecendo meu serviço. É claro que não davam crédito para uma criança no telefone, mas, numa dessas ligações, a empresa São Domingos, que atua no ramo de papelaria, foi muito atenciosa e me instruiu sobre os cursos que eu poderia fazer para me tornar ilustradora. A partir daí comecei a estudar para isso, ainda criança.

interna-1-1478264603

Você tem alguma referência no universo da ilustração? Os desenhos animados, como da Disney, por exemplo, sempre me inspiraram. Ilustradores como Marcel Marlier, Norman Rockwell e Glen Keane são grandes referências para mim.

Quantos livros você ilustrou? Ilustrei onze livros infantis e alguns livros didáticos para a Editora FTD.

Fale um pouco sobre esses trabalhos. As ilustrações são para livros infantis. Atualmente, estou em um projeto de escrever e ilustrar uma coleção de livros bíblicos para a Editora Pé da Letra. É uma editora muito comprometida em passar princípios para as crianças, além das histórias. Particularmente, gosto de contribuir com empresas que procuram lapidar o caráter humano. É muito mais que um livrinho infantil, eu vejo como um incentivo para a criança tentar ser alguém cada vez melhor.

Você também realiza trabalhos voluntários com suas ilustrações. Conte mais sobre esses projetos. Eu faço ilustrações para divulgar ou até mesmo colaborar com trabalhos voluntários. O último que realizei foi uma série de ilustrações para um projeto que levanta recursos para missões humanitárias em treze países da Europa. Estou envolvida em trabalhos voluntários e viagens missionárias, por isso eu fico feliz em poder contribuir também com meus desenhos.

Quais são os desafios para quem segue na área? Dependendo do projeto, o prazo para entrega da arte é bem apertado. Já passei várias madrugadas desenhando para entregar a ilustração a tempo.

interna-2-1478264580

Em Holambra existe oportunidade para ilustradores? Já tive a oportunidade de ilustrar um livro para uma editora de Holambra. Foi o meu primeiro trabalho nessa área. Aqui na cidade participo de projetos que, em geral, são simples e rápidos. Mas confesso que não há muita opção em Holambra para ilustradores. Hoje, com a internet, eu posso criar uma ilustração para qualquer lugar do mundo. E é dessa forma que trabalho, para editoras e empresas fora de Holambra, através da internet.

Atualmente, você cursa que faculdade? Me formei em Publicidade e Propaganda em 2015. Trabalhei um tempo na área, mas até mesmo na agência os trabalhos que viam para mim eram de ilustração, para embalagem ou anúncio. Então decidi focar somente nos desenhos, já que é um ramo que me dou bem.

Quais são os planos para os próximos anos? Algum projeto em mente? Vários planos em mente! Deus tem me abençoado com oportunidades que me encantam. Muitos desses projetos ainda são confidencias, pois não foram lançados pelas empresas até o momento ou por não estarem prontos ainda, mas posso dizer que são gratificantes para mim.

interna-3-1478264548


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.