27/12/2017

Confira as principais pautas da Câmara de Holambra em 2017

Relembre os assuntos mais relevantes do ano no Legislativo

Da redação 

Dois mil e dezessete (2017) trouxe mudanças à Câmara Municipal de Holambra. Alguns rostos novos passaram a figurar pelos corredores do Legislativo, ao mesmo tempo que alguns vereadores foram reeleitos. Durante as sessões, alguns momentos marcaram o ano, com pautas relevantes, curiosas e, até mesmo, algumas discussões acaloradas.

Relembrem nesta reportagem do Portal Holambrense, alguns dos momentos mais marcantes do ano envolvendo a Câmara Municipal.

Vereadores elegem Naiara Hendrikx como presidente

Os vereadores de Holambra elegeram a Mesa Diretora da Câmara Municipal. Naiara Hendrikx (PMDB) assumiu o posto de presidente da Casa, Jesus Aparecido de Souza (PSD) vice-presidente, Lucas Barbosa Simioni (PP) 1º secretário e Edison Itamar Picão (PV) como 2º secretário.


Moradores comemoram aprovação de requerimentos pelo Legislativo

A presença de dezenas de moradores contribuiu, significativamente, para que quatro importantes requerimentos fossem aprovados por unanimidade entre os parlamentares. Em vários momentos, vereadores usaram um tom conciliador em contraste com a postura vista nas últimas sessões que ocorreram no final do ano passado (2016).


Vereador critica problemas gerados pelo Cartão Cidadão

Durante seu discursou em tribuna, o vereador Cido Urso (PTB) criticou problemas relacionados ao Cartão Cidadão. O parlamentar afirmou que as reclamações dos munícipes tem se tornado constantes nas últimas semanas. Além disso, ele comentou sobre as dificuldades que moradores do Bairrinho têm para ter acesso ao cartão. Segundo o parlamentar, embora a localidade pertença ao município de Artur Nogueira (SP), o bairro dispõe de eleitores que votam em Holambra.


Vereador pede reforma no banheiro abandonado na praça do Groot

O vereador Lucas Simioni (PP) foi à sessão na Câmara Municipal de Holambra, cobrar providências em banheiro abandonado na Praça do Groot. Construído há anos, o local virou depósito de entulhos e segue sem serventia alguma no local e para a população.


Câmara tem sessão tensa após vereadores derrubarem requerimento

Vereadores de Holambra derrubaram, por 5 votos a 3, o requerimento de n° 10/2017 que pedia a cópia do contrato de concessão firmado entre a Águas de Holambra e o Saehol. A decisão gerou conflito entre os parlamentares, que chegaram a bater boca por conta de divergências referentes ao assunto. O documento foi uma das pautas discutidas em tribuna na Câmara Municipal de Holambra. Moradores presentes na plenária se mostraram insatisfeitos com a decisão.


Diretor de Ambulâncias discute com vereador em tribuna e sessão é interrompida

O diretor de Ambulâncias Toninho Costa invadiu a sessão e bateu boca com o vereador Cido Urso (PTB) durante a plenária na Câmara Municipal dos Vereadores em Holambra. A sessão precisou ser interrompida por dez minutos após a confusão. Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) foram acionados para garantir a segurança na continuidade da reunião.


Parlamentar denuncia consumo de drogas em escolas

O vereador Cido Urso (PTB) denunciou o consumo de entorpecentes dentro das escolas de Holambra. A denúncia do parlamentar veio à tona enquanto apresentava o Projeto de Lei (PL) 010/2017, de sua própria autoria, que obriga a instalação de câmeras de segurança e cercanias nas escolas públicas municipais. Serjão (SD) também confirmou a denúncia do colega e a presidente da Câmara disse que o caso precisa ser esclarecido.


Vereadores da ‘base’ se confundem e derrubam projeto do Executivo

A 15° sessão ordinária foi atípica em Holambra. Vereadores de ‘situação’ se confundiram, durante a votação, e derrubaram o Projeto de Lei Complementar (PLC) 007/2017 de autoria do Executivo. O documento alterava as referências salariais de parte dos servidores e foi votado em caráter de urgência na noite passada. Nas considerações pessoais, os parlamentares que se equivocaram pediram desculpas pela votação.


Vereador protesta contra colegas durante sessão 

O vereador Eduardo Silva (PSD), o Pernambuco, protagonizou um protesto contra os colegas de plenário. Em determinado momento da 25ª Sessão, quando o legislador teve espaço para se pronunciar na tribuna, o mesmo ergueu um cartaz que criticava a postura dos demais servidores do Poder Legislativo holambrense.


Vereadora propõe Educação Sexual como matéria no Ensino Fundamental

A sessão do dia 13 de outubro da Câmara Municipal de Holambra contou com duas indicações ao Poder Executivo. Entre elas, a indicação nº 216/2017, de autoria da vereadora Jacinta Heijden (PSDB). A legisladora, por meio do documento, indicou a inclusão da matéria de Educação Sexual no Ensino Fundamental II, período que compreende as turmas do 6º ao 9º ano das escolas públicas do município.


Câmara de Holambra inicia ano em nova sede

Após nove anos ocupando prédio na Avenida das Tulipas, o Legislativo municipal ocupará novo imóvel situado na Rua Jorge Latour com rua Campo de Pouso. Apesar de alugada, a nova sede foi adequada para atender às necessidades específicas do Legislativo. Além de um plenário com maior capacidade e com visão desobstruída, as instalações permitirão que cada vereador tenha seu gabinete para atender a população, diferente do que ocorre hoje.  O local conta ainda com salas de reunião e garagem coberta.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.