14/08/2017

Cerimônia inaugura Faculdade das Flores em Holambra

Estiveram presentes na solenidade, alunos, professores e autoridades políticas

Da redação

A Faculdade de Agronegócios de Holambra (Faagroh) – primeira Faculdade das Flores do Brasil – deu início aos dias letivos do novo curso na noite desta segunda-feira (14). Lançada em junho deste ano, a Faagroh é uma parceria do Centro Universitário de Jaguariúna (Unifaj) e da Prefeitura de Holambra, e recebe em sua sede 60 estudantes que se tornarão tecnólogos em agronegócios com ênfase em horticultura após dois anos e meio.

O prefeito de Holambra, Fernando Fiory (PTB), conta que o intuito é valorizar a educação como base de crescimento. “É um prazer ver esse sonho se tornar realidade. É a primeira Faculdade das Flores no Brasil e, também, a primeira de Holambra. Isso mostra o compromisso que temos com a parte educacional do município. Lutamos muito…até que esse dia chegou”,  exclama.

E acrescenta, “hoje o país vive uma crise, mas é o setor agrário que mais ajuda a nos sustentar. Acredito que essa graduação vai capacitar uma mão de obra diferenciada que irá valorizar nosso mercado e desenvolver a economia como um todo”.

Dividido em cinco módulos, a graduação tem duração de dois anos e meio, com carga horária total de 2.800 horas, incluindo uma grade com matérias optativas. Após concluir a faculdade, o indivíduo poderá atuar como analista em culturas intensivas, analista em agronegócios e tecnólogo em horticultura.

Os profissionais da Faculdade das Flores poderão atuar nas áreas de produtores rurais, engenharia ambiental, agronômica, técnicos em ciências agrárias e meio ambiente. De acordo com a reitoria, a instituição já negocia convênios com empresas e institutos educacionais da Holanda e da Espanha para estágio dos estudantes.

Segundo o coordenador da instituição Geraldo Guilherme José Eysink, a expectativa do desenvolvimento da graduação é grande. “Nossa ideia e intuito é fazer com que os alunos aprendam de uma forma diferente e prática. Essa forma de aprendizagem é o que diferencia essa instituição das outras”, comemora.

Eysink explica que os alunos da Faagroh têm dentro da sala de aula laboratórios que aliam a teoria à prática. “Os nossos estudantes sairão daqui para se tornarem empresários dentro da linha do agronegócio. Nossa proposta principal é capacitar os discentes para que eles aprendam tanto na parte de economia quanto de cultivo de plantas, enfim, dentro do universo do agronegócio”, ressalta.

A solenidade reuniu alunos, professores e autoridades políticas no local. Inicialmente com 60 estudantes, a expectativa – segundo a diretoria – é que em poucos anos, a Faagroh ofereça outros cursos e, consequentemente, aumente o seu corpo docente e discente.

Faculdade das Flores

O curso está estruturado em cinco módulos que proporcionam uma integridade de ações, relacionadas às questões de culturas de plantas de uma forma intensiva e que, oportunizam o estudante a ter condições plenas de abrir o seu próprio negócio ou de ser o gestor das melhores empresas relacionadas. A faculdade que dará ao aluno o título de tecnólogo em agronegócios com ênfase em horticultura significa que estará fundamentado em conceitos específicos para a produção vegetal, mas principalmente o mercado no mundo do agronegócio com ênfase em culturas intensivas, visando o planejamento, empreendedorismo e a comercialização sustentável. Produtores rurais, alunos de engenharia ambiental, agronômica, técnicos em ciências agrárias e meio ambiente, profissionais do ramo, pessoas com formações na área que tenham interesse em conhecer mais sobre horticultura e afins.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.