23/03/2017

Cai número de matrículas nas escolas de Holambra

Resultado, no entanto, anda na contramão da RMC

Leonardo Saimon

O número de alunos que se matricularam em 2017 caiu em Holambra. As escolas municipais apresentaram quantidades inferiores, se comparadas aos anos de 2015 e 2016. O resultado, no entanto, anda na contramão da Região Metropolitana de Campinas (RMC), que registrou aumento em quase todas as 20 cidades. Fora Holambra, Artur Nogueira (SP) e Morungaba (SP) seguiram o mesmo ritmo da Cidade das Flores ao ver queda nas matrículas das escolas municipais.

Creche Imigrantes 2-1488980133

Em 2015, por exemplo, Holambra registrou 3.058 matrículas. Um ano depois, a cidade computou uma queda irrisória e iniciou o ano letivo com 3.057 alunos matriculados. Em 2017, no entanto, foram 121 vagas a menos, uma tímida variação negativa de 3% a 4%. Atualmente, Holambra conta hoje com 13 unidades de ensino – seis creches e sete escolas – e uma nova creche em fase final de construção, que promete atender 130 crianças.

Prefeitura

A Prefeitura de Holambra, contudo, afirma que os números consolidados de 2017 podem sofrer alterações ao longo do ano. “Os valores correspondentes a 2017 poderão sofrer alterações ao longo do ano a partir de novas matrículas, transferências e da abertura de novas vagas em creches. Considerando dados relativos ao primeiro bimestre, houve um aumento no número de matrículas esse ano em relação ao ano anterior”, informa o Executivo, via assessoria.

E, disse ainda que, nos últimos anos, 2010 foi o que registrou menor demanda de procura por vagas em um ano letivo. No ano seguinte, o número matrículas voltou a crescer de 2049 para 2374. “A maior procura nos últimos anos é por vagas em creches e unidades de educação infantil”, diz a Prefeitura. Os dados divulgados consideram matrículas feitas desde a creche até o EJA, incluindo as inscrições de alunos no Programa de Educação Integral.

Creche no Groot

Holambra deve esperar uma nova creche ainda este semestre, segundo a Prefeitura. Atualmente, a fila de espera no município é de pouco mais de 100 crianças, mas esse quadro espera ser atenuado uma vez que a nova unidade prevê abrigar cerca de 130 crianças.

A nova unidade estará localizada ao lado da creche Abelha Rainha, no bairro Groot. A infraestrutura do local custou aos cofres do Governo do Estado cerca de R$ 1,7 milhão. O prédio contará com uma área construída de 815 m². Atualmente, Holambra conta com 13 unidades de ensino, dentre estas seis creches e sete escolas.  Uma empresa já foi contratada pela Prefeitura para desenvolver o projeto.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.