28/03/2017

Caçambas do projeto Ecoponto em Holambra seguem abandonadas

Prefeitura diz que caçambas foram recolhidas temporariamente

Leonardo Saimon

Diversas caçambas do projeto Ecoponto em Holambra seguem abandonadas no município. Algumas delas podem ser vistas no lixão da cidade. A Prefeitura havia disponibilizado cerca de 20 caçambas a fim de que a estrutura recebesse troncos, folhas, e restos de construção – pedras, tijolos e concretos. Segundo o Poder Executivo Municipal, a medida é provisória.

Ecoponto 2-1490115590

No site da Prefeitura, consta que o Ecoponto “é um projeto que está sendo desenvolvido pela administração municipal e será implantado em breve”. Em sessão, parlamentares alegam que em diversos pontos da cidade, onde havia alguma caçamba, tem-se formado entulho porque a população continua jogando o lixo nas localidades.

Nelas também estão pregados adesivos que fazem referência ao selo do ranking Ambiental Município Verde Azul. Em 2016, a estância turística foi referência no Ranking Ambiental Paulista devido a ações que, assim como o Ecoponto, contribuem para o desenvolvimento ambiental no município. Há também nas caçambas, um adesivo com o nome da empresa responsável pela locação das caçambas.

Ecoponto 3-1490115642Ecoponto 4-1490115759

Além disso, tem se questionado em sessões na Câmara dos Vereadores, o investimento que tem sido feito para manter estas caçambas. Vereadores alegam que a estrutura é alugada e o não uso tem causado oneração aos cofres públicos. Um requerimento foi encaminhado a Prefeitura indagando o Executivo sobre essa situação. O documento questiona o custo mensal das caçambas, se há previsão de continuação do projeto e porque elas foram retiradas do local. Por unanimidade, a Casa aprovou o documento e agora cabe ao Executivo responder.

Prefeitura

A Prefeitura informou que as vinte caçambas foram alugadas e disponibilizadas em caráter experimental para facilitar a remoção de podas de árvores e jardins. Contudo, elas foram recolhidas temporariamente no mês passado para manutenção e posterior implementação de um projeto definitivo de gestão desses resíduos.

No entanto, o Executivo não informou o custo desta locação e nem quando elas devem voltar a funcionar. O Portal Holambrense também entrou em contato com a empresa TSB, responsável por alugar a caçamba, mas eles também não quiseram informar o valor do aluguel das caçambas.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.