08/04/2017

Biblioteca Municipal de Holambra reúne 14 mil exemplares

Dia da Biblioteca: bibliotecária Ana Maria Brandão trabalha há 13 anos na área e incentiva hábito da leitura

Michael Harteman

Podemos dizer que uma das maiores artes criadas pelo ser humano é a escrita. Ela deu origem aos papiros, pergaminhos e livros. Ao longo da história, os escritos da Idade Média eram reproduzidos pelos escribas e precisavam de um lugar para serem guardados, daí o surgimento das bibliotecas. Esse lugar faz parte da história da humanidade e continua sendo uma fonte imensurável de conhecimento. Não é à toa que a “casa dos livros” tem um dia só seu, o 9 de abril. O ‘Dia da Biblioteca’ ficou conhecido após um decreto da Presidência da República estabelecido há aproximadamente 35 anos. O intuito é dar a devida importância à cultura, aos livros e às bibliotecas brasileiras.

IMG_6381-1491598477

A biblioteca de Holambra conta com 13.681 exemplares. Um lugar aconchegante e iluminado, que oferece todo o conforto para que os leitores possam se dedicar aos livros. Em 2016, pouco mais de 4 mil pessoas passaram pela biblioteca, a fim de alugarem ou desfrutarem dos diversos exemplares. Para levar um deles para casa, basta ter o cartão cidadão.

A bibliotecária Ana Maria Brandão está há 13 anos trabalhando em Holambra. Ela conta que a biblioteca é sua segunda casa e que é muito prazeroso trabalhar com os livros. “É uma paixão imensa trabalhar aqui, posso dizer que sou apaixonada pelo que faço”, exclama. O envolvimento de Ana é intenso; sua maior felicidade é ver uma pessoa mergulhar no hábito da leitura. “O livro pode levar as pessoas para onde elas quiserem, fazem viajar… Acho que não existe experiência melhor”, afirma com um sorriso estampado no rosto.

IMG_6390-1491598490

Ela conta que Holambra é uma cidade que gosta de ler, e explica o motivo. “Os holandeses trouxeram essa cultura da leitura, eles leem bastante e contribuíram para disseminar esse hábito por aqui”, aponta. Jovens, crianças e idosos frequentam o local e encontram nos livros um momento de estudo e descanso. “Tem mãe que passa bastante tempo aqui com as crianças, lendo livros de literatura infantil”, acrescenta Ana.

IMG_6382-1491598480

Os gêneros mais procurados pelos usuários da biblioteca são espírita, autoajuda e romance. Entretanto a funcionária da Biblioteca Municipal de Holambra conta que nos últimos anos um gênero tem crescido bastante no gosto dos leitores. “São os livros chamados de Hots, essa série é  composta por livros eróticos. A população tem buscado cada vez mais esse tipo de literatura”, constata Ana. E acrescenta ainda que os grandes exemplos desse gênero são “Cinquenta tons de cinza” e “O homem que não amavam as mulheres”.

IMG_6396-1491598493

IMG_6397-1491598495

O morador que, portando um cartão cidadão, fizer um empréstimo de um livro, poderá ficar com ele por 14 dias, podendo fazer uma renovação por telefone ou pessoalmente.

Ana Maria Brandão se aposentou e trabalhará na biblioteca até o fim do mês de abril. Ela conta que ficará triste por não estar mais na biblioteca, mas conclui dizendo: “é preciso dar lugar para outros”. A bibliotecária vai embora. Voltará para o interior de Minas Gerais, no entanto a Biblioteca de Holambra continuará lá, sempre disposta a receber àqueles que buscam conhecimento, ou simplesmente querem viajar pelas páginas de um bom livro.

IMG_6387-1491598485

……………………………………..

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.