26/05/2016

Artesãos promovem feira no Centro Cultural em Holambra

Evento tem propósito de fortalecer mercado e incentivar integração dos profissionais que atuam na área

Leonardo Saimon

Durante o feriado, turistas e moradores poderão acompanhar o trabalho feito pelos artesãos holambrenses. Os artigos estão expostos na Feira de Produtos Artesanais da cidade. O evento tem o propósito de fortalecer o mercado e incentivar a integração dos profissionais que atuam na área. Esta é a segunda edição do ano e conta com a presença de 16 bancas. A feira estará aberta hoje (26), sexta e sábado, das 9 às 17 horas. A ação é promovida pelo Núcleo dos Artesãos de Holambra em parceria com a Prefeitura.

IMG_2148 - Copia_401ed01b23e4ee8ce96bddf2ae18c453af6f3e7b

“O objetivo é agregar todos os artesãos num projeto que seja permanente e conhecer os artesãos da cidade que realmente estejam empenhados”, afirma Sônia Pottes, presidente da Associação dos Artesãos de Holambra, entidade responsável pelo Núcleo. Todo o trabalho é feito a mão pelos próprios comerciantes. Alguns deles se dedicam exclusivamente ao artesanato e veem na feira a oportunidade de mostrar as diferentes formas e objetos com os quais trabalham. Nesta ocasião, os autônomos que não têm pontos de vendas na cidade aproveitam para comercializar os produtos.

“O artesão às vezes não tem capital para investir em uma loja própria, então nós necessitamos de locais. Por isso, as feirinhas nas praças, nesses espaços que estão sendo dados”, explica a artesã Ana Maria Crespo, que há mais de 10 anos se dedica ao ramo. “Faço isso com muito amor. No artesanato, você tem que botar amor”, ressalta. Ela comenta que começou a mexer com trabalhos manuais depois de sentir a necessidade de fazer algo em casa e poder, ao mesmo, tempo cuidar da família.

IMG_2150 - Copia_d63f05c9f33411f343fc02546dcc0c971ebe5ea8

A sustentabilidade também acompanha o trabalho dos artesãos. Alguns objetos são feitos ou confeccionados com diversos materiais recicláveis, como banner, MDF ou bagaço de cana. “Reciclar as coisas, isso que eu acho interessante. Poder dar utilidade às coisas que são jogadas fora”, ressalta Ana. Em tempos de crise, os artesãos acreditam que essa atividade pode ajudar a economia local e, ao mesmo, tempo deixar as marcas da cidade no artesanato.

O intuito é que essa atividade seja realizada mensalmente. Para isso, o Núcleo de Artesãos tem tentado, junto a vereadores, um projeto de lei que regule a feira. “Queremos desenvolver um projeto para o resto do ano em parceria com a Prefeitura, usando o salão de convenção para ser mais fácil”, diz Sônia. A presidente pontua que, dessa forma, a feira consegue proporcionar conforto aos turistas e aos colaboradores, evitando que condições climáticas interfiram no evento.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.