28/01/2018

Artesão de Holambra fala sobre talento para entalhar frutas e vegetais

Josuel Francisco Nogueira fala sobre obras que realiza na ‘Cidade das Flores’

Da redação 

Nem só de flores vive a paisagem holambrense. Se depender de Josuel Francisco Nogueira, a arte, cor e beleza, tão presentes nos campos do município, também poderá ser vista sobre a mesa dos moradores da ‘Cidade das Flores’. Isso porque Francisco, mineiro natural de Poços de Caldas (MG), realiza um trabalho impecável da hora de preparar frutas e vegetais para diversos eventos que participa.

Aos 37 anos (24 deles vividos em Holambra), Francisco domina a arte de entalhar os alimentos, transformando cenouras em tucanos, melancias em imagens extremamente realistas e até uma abóbora em uma Fênix. Os serviços são feitos sob encomenda, seja para festas de aniversário, jantares ou, até mesmo, aquela confraternização da empresa.

O Portal Holambrense, com o interesse de divulgar mais um trabalho artístico realizado no município, conversou com Francisco a fim de descobrir de onde vem tanto talento e quais são suas inspirações para realizar a atividade.

Confira a entrevista na íntegra:

Como você aprendeu a realizar este tipo de trabalho manual? Trabalhava no Hotel Duas Marias, quando um dia ministraram um curso de Esculturas em Frutas e Legumes. Tive a oportunidade de participar de uma única aula e foi lá que despertou o interesse na arte de esculpir.

Esta é sua principal atividade ou é um hobby? É um hobby, na verdade posso até dizer que é um tipo de terapia para mim, pois quando prático, me envolvo com a arte, tendo o momento como só meu.

O que sua família ou seus amigos dizem sobre esta atividade? Sou muito incentivado pela minha família e amigos. Sempre comentam e quando alguém encontra um trabalho similar, enviam com carinho. Isso é gratificante, pois me sinto lembrado por aqueles ao meu redor. Até hoje só recebi elogios e isso é a força para continuar.

Quais suas maiores inspirações para escolher os temas na hora de produzir o trabalho? Primeiramente agradeço a Deus pelo dom recebido, ele e minha família são minha inspiração. Trabalho com vários temas e por ser um trabalho mais delicado, procuro atender aos pedidos, que são dos mais variados, ex. Brasão do Time de Futebol, uma Foto, uma animação, ou até mesmo um bolo gelado de melancia.

Você é chamado com frequência para realizar esta atividade? Existe a procura sim, amigos, familiares, pessoas do meu círculo e até mesmo artistas florais e decoradores.

Qual a importância da arte aliada aos alimentos com que trabalha? As frutas e os legumes são as “estrelas”, pois através deles dou vida ao meu trabalho, a minha arte. Todas as frutas e legumes são trabalhados de forma que possam ser consumidos posteriormente, evitando a perca e desperdício. Pode se comer, fazer um suco ou simplesmente saborear.

O que é preciso para alguém aprender esta habilidade? É possível adquirir este talento? Acredito que todos que queiram aprender de coração, não tenham medo da dificuldade e se entreguem a arte, tem a chance sim de aprende. Lógico, exige muita dedicação, técnicas que são passadas por profissionais e também muita concentração, e manuseio dos utensílios adequados, mas no final cada obra de arte que criamos compensa o esforço. O resultado sempre é a satisfação, a emoção e a felicidade em cada olhar.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.