01/08/2016

Animação brasileira ganha prêmio em Festival de Cannes

Curta debate crise humanitária na Síria de forma extraordinária

Ocorreu recentemente o aclamado Festival de Cannes, e na edição de 2016 o Brasil conseguiu faturar um importante prêmio com a animação “Malak e o Barco”. Feito no Brasil e em Los Angeles, a produção contou com uma equipe composta por dez brasileiros, sendo que alguns deles trabalharam voluntariamente para que a animação obtivesse o sucesso que toda a equipe desejava.

malak-and-the-boat-hed-2016-1470058726

‘Malak e o Barco’ foi baseada na história real de uma menina de apenas sete anos e alerta sobre a crise humanitária na Síria. Além disso, a animação priorizou outro assunto muito importante: abusos contra menores de idade. Com duração de dois minutos, é possível assistir a batalha enfrentada por Malak, sobrevivente de uma travessia com outros refugiados, em um barco furado, que cruzaram o Mediterrâneo.

A animação brasileira é uma das sete produções que existem na história do cinema que tenham recebido algum tipo de condecoração, por se tratar de uma campanha humanitária. Com duração de cinco anos, a crise na Síria já dizimou grande parte da população civil, e nem as crianças saem ilesas do horror que todos os conflitos em território sírio ocasionaram nos últimos anos.

maxresdefault-1470058727

‘Malak e o Barco’ faturou cinco Leões em Cannes, entre eles o prêmio máximo do Festival, o “Grande Prix for Good’’. A animação está disponível no YouTube e o link estará ao final do texto. É importante salientar quão significativas e valiosas são as produções cinematográficas – mesmo de curta duração – que abordam com o máximo de delicadeza acontecimentos desumanos e recentes.

Contudo, vale ressaltar que esse feito brasileiro não é o único a demonstrar de forma incrível situações de crianças que enfrentam circunstâncias semelhantes à de Malak. Por exemplo, a animação “Ivine e o Travesseiro” conta a trajetória de uma menina de 14 anos que enfrenta desafios no campo de refugiados na Alemanha após fugir da Síria como sobrevivente. Inclusive, é bem válido oferecer uma dica para quem se interessa por esse debate. Recentemente, a Unicef lançou a série “Contos que não são de Fadas”, obra que reúne três animações muito especiais, incluindo ‘Malak e o Barco’. As três animações estão disponíveis no YouTube também.

posterMalak-1470058730

Clique aqui e assista a ‘Malak e o Barco’.

************************************************************

10273231_10201025254673327_5337772269456958905_o

Verônica Lazzeroni Del Cet é estudante de Letras na Unicamp


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.