31/01/2018

Alunos e professores da UniFAJ participam de ação para cuidados com a saúde mental

Ação foi ao encontro das discussões propostas pela iniciativa Janeiro Branco

Informe publicitário

Por meio de uma iniciativa particular de psicólogos da região, os alunos e professores do curso de psicologia do Centro Universitário de Jaguariúna – UniFAJ participaram da ação social Janeiro Branco, que aconteceu no dia 21 de janeiro, em Jaguariúna, e teve como propósito conscientizar a população sobre o cuidado com a saúde mental. O evento teve início com uma caminhada com a participação de cerca de 70 pessoas. Os participantes saíram do Centro Cultural em direção ao Parque dos Lagos.

A ação ofereceu diversas atividades durante o dia, como uma roda de conversa sobre o tema Psicologia no Esporte, uma apresentação do grupo Dança Circular Sagrada de Jaguariúna – o que ajudou no entrosamento dos participantes – e diversas oficinas para crianças e adolescentes coordenadas por psicólogos e alunos, como a Oficina de Consciência Corporal, Oficina de Cara Pintada, Oficina das Emoções, Desenhos, entre outras. Os participantes acompanharam ainda palestras, show da banda Lar Feliz.

Temas como “Ansiedade, Síndrome do Pânico, Depressão e Assédio Moral no Trabalho”, foram abordados como roda de conversa. Uma das organizadoras do evento e ex-aluna UniFAJ, Grace Benato, explicou que os sentimentos negativos não ficaram de fora, pois merecem ser olhados. “Para isso, um grupo de alunos interpretou os sentimentos de ansiedade, medo, inveja, raiva, tédio e também a cura”.

Empoderamento Feminino também foi discutido para compreender o papel social da mulher nos dias de hoje. E para inspirar a todos, o grupo Proativ apresentou um número de dança com os idosos do programa, que conforme relata a organizadora, foi uma momento de muita alegria e disposição.

Para finalizar, foi feito um grupo de meditação, além de música e poesia para complementar a celebração.

A organização do evento contou com a participação de dez psicólogos, um profissional de educação física e um contador. Muitos dos participantes eram ex e atuais alunos de psicologia da UniFAJ. Ao todo, compareceram 1.015 pessoas.

O projeto também fez uma breve ação no dia 20 de janeiro, levando atividades e palestras para quem passava na Praça Umbelina Bueno, no centro de Jaguariúna. “Muitas pessoas foram tocadas por uma onda de abraços, sorrisos, boa música e conversa sobre a importância de manter o cuidado com as emoções”, conta a psicóloga Grace.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.