21/10/2016

AgemCamp anuncia início das obras de UBS em Holambra

Anúncio foi feito esta semana pela diretora regional da Saúde.

Leonardo Saimon

_dsc5317-1476973772

A Região Metropolitana de Campinas (RMC) dará início à construção de 26 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Holambra é um dos quinze municípios contemplados pelo projeto Saúde em Ação, o qual é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) por meio da Secretaria da Saúde do Estado. A localização da construção da nova unidade holambrense será no Bairro Jardim das Tulipas.

A RMC foi a única região metropolitana contemplada pelo Governo do Estado de São Paulo através do financiamento do BID. De acordo o órgão, a prioridade é atender áreas mais necessitadas e/ou que crescem muito. O investimento de todas as UBS atinge aproximadamente R$ 157,4 milhões e a previsão é que as obras sejam concluídas no prazo de 15 meses.

O anúncio da ordem de serviço para as construções foi feito pela diretora Regional de Saúde – Marcia Bevilacqua – em reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento, realizada nesta terça-feira (18) no auditório do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), em Campinas/SP. Diversos prefeitos da RMC estiveram presentes, entre eles o de Holambra, Dr. Fernando Fiori.

O financiamento só foi possível porque a Agência Metropolitana de Campinas (AgemCamp) – através da Câmara Temática de Saúde – e o Conselho de Desenvolvimento elaboraram, em conjunto com a Unicamp, um plano de fortalecimento da Saúde na Região. A ordem de serviço já foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo e contempla os seguintes municípios:

Município N° de UBSs
Artur Nogueira 1 UBS
Campinas 3 UBS
Cosmópolis1 UBS
Holambra 1 UBS
Hortolândia1 UBS
Indaiatuba 1 UBS
Itatiba5 UBS
Jaguariúna2 UBS
Nova Odessa2 UBS
Monte Mor2 UBS
Morungaba 1 UBS
Pedreira2 UBS
Santa Bárbara1 UBS
Sumaré2 UBS
Vinhedo1 UBS

Outras definições

A reunião do Conselho de Desenvolvimento também definiu membros para representar a RMC no Conselho de Orientação do Saneamento Básico (COSB) da Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo). Foram escolhidos, em consenso, os prefeitos dos municípios de Nova Odessa/SP, Indaiatuba/SP e Jaguariúna/SP. A diretora-executiva da AgemCamp, Ester Viana, comentou da representatividade da RMC no Conselho, ressaltando que o saneamento básico deve ser tratado de maneira integrada à Região Metropolitana.

Na mesma ocasião, uma apresentação foi feita pelo Coordenador Regional de Defesa Civil – Sidnei Furtado, referente à instalação do radar meteorológico dentro da área do Cepagri, na Unicamp. A aquisição foi viabilizada pela Câmara Temática de Defesa Civil da RMC e apresenta papel fundamental na identificação de fenômenos climáticos da Região. Além disso, atua na previsão de tempestades severas e no desenvolvimento das ações da Diretoria Regional de Saúde no que diz respeito ao combate às Arboviroses causadas pelo mosquito Aedes Aegypti, como Dengue, Zika e Chicungunya, cujas ações voltam a ser reforçadas nesta época do ano.

_dsc5231-1476973981

Diretora Regional da Saúde Márcia Bevilacqua

_dsc5233-1476973978

Plano de Desenvolvimento Urbano

Os membros do Conselho de Desenvolvimento definiram, em reunião ordinária, a criação do Comitê Executivo para acompanhamento das ações referentes à elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) na RMC. Após reuniões com técnicos municipais e entidades da sociedade civil, a AgemCamp dará início ao processo de contratação da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) e de universidades para elaboração do Plano. O Comitê será composto por três prefeitos ou seus representantes, que na ocasião foram definidos com os municípios de Campinas/SP, Holambra e Santa Bárbara d’Oeste/SP, dois representantes do Governo do Estado, dois representantes da sociedade civil e um membro da AgemCamp, que serão definidos posteriormente.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.